Mulher ganha liminar para tratar câncer de mama

O juiz explicou que a saúde é um direito público subjetivo indisponível, assegurado a todos e consagrado pela Constituição Federal

Fonte: TJRN

Comentários: (1)




Uma paciente que sofre de câncer de mama conseguiu uma liminar judicial que determina ao Estado do Rio Grande do Norte que garanta e viabilize, imediatamente, o fornecimento de Herceptin (Trastuzumabe) com dose de 776 mg IV, seguidos a cada 21 dias, de 582mg IV, por um total de um ano, ou enquanto durar o tratamento médico.


O juiz de direito Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal determinou, o para o regular cumprimento da decisão, a intimação do Secretário de Saúde do Estado para tomar ciência, devendo, no prazo de dez dias juntar aos autos comprovação do cumprimento, sob pena de responsabilização cível, administrativa e criminal.


Na ação, a autora alegou que se trata de medicamento já aprovado pela ANVISA (não experimental), de elevado custo e que não possui condições econômicas de custeá-lo. Ela informou que foi submetida à mastectomia de mama direita e necessita do uso de Herceptin (Trastuzumabe) com dose de 776 mg IV, seguidos a cada 21 dias, de 582 mg IV, por um total de um ano, conforme laudo médico anexado aos autos.


De acordo com o magistrado, a prestação de serviços e a prática de ações que visem resguardar a saúde dos cidadãos constituem obrigações solidárias da União, Estados e Municípios, razão pela qual é possível se exigir de qualquer um dos entes isoladamente.


Quanto à verossimilhança da pretensão, o juiz explicou que a saúde é um direito público subjetivo indisponível, assegurado a todos e consagrado no art. 196 da Constituição Federal, sendo dever da Administração garanti-lo, dispensando medicamentos às pessoas carentes portadoras de doenças, de maneira que não pode ser inviabilizado através de entraves burocráticos, principalmente por se tratar de direito fundamental, ou seja, a vida humana.

Palavras-chave: Constituição Federal; Gratuidade; Câncer de mama; Liminar; Saúde; Remédios

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mulher-ganha-liminar-para-tratar-cancer-de-mama

1 Comentários

Guilherme Serv. Púb. Federal Aposentado.08/04/2011 12:36 Responder

Quando os aposentados por invalidez do serviço público terão seus direitos reconhecidos? Quando será votada a PEC 270/08 a qual visa corrigir as terríveis distorções implementadas pela EC 41/2003 ? Estes aposentados estão morrendo à míngua com reduções em seus proventos de 50, 60 70 , 80% !!!!!!!!! Isto é um absurdo , uma desumanidade , crueldade pura \\\"!!!!

Conheça os produtos da Jurid