MPF/CE: Justiça determina tratamento para combater câncer em jovem cearense

Governo do Estado do Ceará e Ministério da Saúde podem pagar multa de R$ 2 mil por dia, caso descumpra a determinação judicial

Fonte: MPF

Comentários: (1)




Diante da defesa do direito fundamental à saúde e à vida, o Ministério Público Federal no Ceará assegura, através de decisão judicial, o tratamento gratuito com o uso do medicamento ADCETRIS ao portador de Linfoma de Hodgkin, o jovem de 26 anos V.F.A., que apresenta quadro progressivo da doença. Assim, o Governo do Estado do Ceará e o Ministério da Saúde são os responsáveis pelo fornecimento da medicação através do Sistema Único de Saúde.


A procuradora regional dos direitos do cidadão N.C.R., autora da ação civil pública, levou em consideração laudo médico, que afirma a ação de bloqueio, impedindo o avanço da doença a partir da administração do medicamento, proporcionando, desta forma, uma significativa melhora na qualidade de vida do jovem V.F.A..


A determinação da Justiça, por meio do juiz substituto da 6ª Vara Federal Ricardo José Brito Bastos Aguiar de Arruda é garantir o tratamento ao portador da doença, mas caso ocorra o descumprimento da sentença, o Secretário de Saúde do Estado do Ceará e o Secretário da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde pagarão uma multa diária de R$ 2 mil.


Na decisão, o juiz destacou o fato da medicação já ter sido aprovada nos Estado Unidos da América pelo Food and Drug Administration (FDA) e apontou que ela é utilizada no tratamento de pacientes portadores de Linfoma de Hodgkin nos EUA.


"Considerando que o fornecimento do medicamento ADCETRIS é uma chance do jovem Vicente de França Abreu vir a ter uma vida normal ou mesmo chegar a curar-se, vem o Ministério Público propor a presente ação civil pública", concluiu através do documento a procuradora regional dos direitos do cidadão N.C.R..

Palavras-chave: Tratamento; Gratuito; Câncer; Jovem; Obrigatoriedade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mpfce-justica-determina-tratamento-para-combater-cancer-em-jovem-cearense

1 Comentários

LOURIVAL VIEIRA advogado15/02/2012 2:41 Responder

sou advogado e parabenizo o Digno e Culto Ministério Público Federal do Ceará pelo brilhante trabalho em benefício a saúde e à vida do jovem portador de Linfoma de Hodgkin. Não posso deixar de cumprimentar e parabenizar o Cioso Magistrado da 6ª Vara Federal. Gostaria de ter maiores conhecimentos do mencionado processo, pois já fui portador da doença do cancer e sei das consequencias. Gostaria finalmente que me informassem como poderei adquirir uma xerox de todo o processo, pois tenho interesse em poder ajudar os mais necessitados. Meus agradecimentos. Lourival Vieira OAB/SP 48.257 meu e-mail (vieira@vieiraadvocacia.com) telefone (19) 3524 -9525 na cidade de Rio Claro (CEP 13500-050) estado de São Paulo.

Conheça os produtos da Jurid