MPE deve ser intimado em todas as fases e instâncias processuais da Justiça Eleitoral

Intervenção em processo de apuração de duplicidade de filiação partidária

Fonte: TSE

Comentários: (1)




Em decisão monocrática, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anulou acórdão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia que rejeitou a necessidade de intimação prévia do Ministério Público Eleitoral para intervir em processo de apuração de duplicidade de filiação partidária.


O acórdão do TRE-BA sustentou que a intimação do MPE após a sentença não traria prejuízo a sua intervenção no processo como fiscal da lei. Citando vários precedentes da Corte, a ministra reiterou que o artigo 72 da Lei Complementar número 75/93 assegura ao Ministério Público Eleitoral a atuação em todas as instâncias e fases do processo eleitoral, e que a não observância dessa regra desrespeita prerrogativa de uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado.


Assim, a ministra Cármen Lúcia anulou a sentença da Justiça Eleitoral da Bahia e determinou que outra seja proferida, observada a regular intimação do Ministério Público para atuar no feito em todas as instâncias e fases processuais.


O agravo de instrumento e o recurso especial foram interpostos pelo Ministério Público Eleitoral tendo como interessados Maria Izabel da Silva Santana e o Partido dos Trabalhadores (PT). O MP recorreu ao TSE alegando afronta de dispositivo legal e dissídio jurisprudencial.


Respe 168065

Palavras-chave: Processo; Filiação; Dissídio; Justiça Eleitoral; Duplicidade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mpe-deve-ser-intimado-em-todas-as-fases-e-instancias-processuais-da-justica-eleitoral

1 Comentários

Silvia Pereira servidora pública09/04/2011 11:32 Responder

Acho que se a função do MP é essa, \\\"custus legis\\\", isto é, fiscal da lei, e ele é preterido no processo eleitoral, essa sentença deveria ser mesmo anulada, por inobservância, não só do texto constitucional , mas da legislação infraconstitucional, que é expressa ao mandar intimar o MP em todas as fases do processo eleitoral.

Conheça os produtos da Jurid