MP denuncia empresário por trabalho escravo em Embu-Guaçu

Trabalhadores eram submetidos a jornadas de trabalho exaustivas, de 14 horas diárias em condições precárias de higiene e acomodados em contêineres frigoríficos

Fonte: MP-SP

Comentários: (2)




A Promotoria de Justiça de Embu-Guaçu ofereceu à Justiça, na última quinta-feira (30), denúncia (acusação formal) contra o empresário Marcioir Silveira Teixeira por redução de trabalhadores a condição análoga à de escravos. Teixeira é acusado de aliciar 53 trabalhadores no interior da Bahia e em São Vicente, no litoral paulista, para trabalharem em sua empresa, a MS Teixeira & Cia Ltda. com retenção das carteiras de trabalho, jornadas de trabalho acima das previstas na legislação e não pagamento ou pagamento de valores irrisórios pelo trabalho executado.


Segundo a denúncia oferecida pela promotora Maria Gabriela Prado Manssur, 22 trabalhadores da cidade de Santo Amaro da Purificação (BA) e 31 de São Vicente (SP) foram aliciados, com a promessa de pagamento de passagens, estadia e direitos trabalhistas para a manutenção de ferrovias na região de Embu-Guaçu. Eles eram submetidos a jornadas de trabalho exaustivas, de 14 horas diárias (das 5h às 19h), em condições precárias de higiene (não havia banheiro no local, que ficava a 14km do alojamento) e acomodados em contêineres frigoríficos.


Os trabalhadores não tinham contato com outras pessoas e eram proibidos de sair do local. Quando questionaram Marcioir sobre suas condições de trabalho, foram intimidados com agressões físicas e verbais.

Palavras-chave: Embú-Guaçu; Trabalho escravo; Condições; Denúncia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mp-denuncia-empresario-por-trabalho-escravo-em-embu-guacu

2 Comentários

carlos motorista10/01/2011 19:00 Responder

Meu nome é carlos moro na cidade de Embu das artes São Paulo. Mas como em todo governo aqui existe umas mazelas que precisa ser corrigidas Urgentes, esse prefeito e o antecessor se preocupa mais com praça e lugares que tem mais visibilidade. O meu bairro existe há 22 anos. ( Vila Real Moinho Velho, as rua Dezoito De Julho, Estrada do DAE e Rua Servidão CEP 06805-312) Não existe Água Nem luz nem esgoto nem asfalto e não tem Cristo que faça essa prefeitura ligar Água e luz pra nós aqui. Já perdemos a conta de quantos abaixo assinados e cadastros fizemos na prefeitura pedindo água e luz. Agora como pode a presidente DILMA querer acabar com a pobreza estrema e a outra usar da pobreza pra ganhar votos. Porque é isso que Acontece aqui em Embu das artes, toda época de eleição eles vem promete ganha a eleição e somem. Pode vir Aqui e ver com os seus próprios olhos. Mas esse ano de 2011 e nós os moradores nos juntamos e vamos fazer muito barulho. Porque não é justo o Brasil Avança pra todo mundo menos Pra NÓS AQUI DO BAIRRO DA VILA REAL MOINHO VELHO, EM EMBU DAS ARTES. Os absurdos não para por ai. TODOS OS COMERCIANTES AQUI DO BAIRRO PAGA AS TAXAS DA PREFEITURA EM DIA SE NÃO PAGAR NO MÊS SEGUINTE TEM UM FISCAL AQUI COMBRANDO. Começaram uma obra de esgoto aqui faz uns dois anos e abandonaram provavelmente esses tubos deve está entupido, toda vez que chove desce muita terra vai tudo pra dentro dos tubos. Tem muito dinheiro nosso aqui jogado fora. Os veja só, os prédios que era pra tirar as pessoas da área de risco já faz mais de Dois anos e não conseguem fazer a fundação, e o pior tiraram as pessoas de uma área que não eram de tanto risco e colocaram em uns barracos em cima do túnel do rodo anel no morro muito alto, se uma criança sair do barraco correndo cai lá em bairro no rodoanel. Se alguém da prefeitura disser que isso que eu estou falando é mentira pode me procurar que eu provo, pra qualquer um carlos@databorges.com.br ou (011-6709-2102) Eu e mais 10 moradores vamos está enviado cartas e fotos desse bairro pra toda impressa e políticos ministério publico e a quem interessar ver isso só vamos parar quando chegar água e luz nas nossas casas. Não vamos viver mais de caminhão pipa a final aqui não é o nordeste. E estamos em 2011 e isso não é justo..

MARQUES sonhador12/01/2011 0:12 Responder

resido ,sou apaixonada e quero morrer aqui em embu guaçu,porem queria deixar aqui mais que uma opiniao quero deixar minha denuncia que deveriam estar presos ou DEUS me perdoe mortos.O prefeito e toda sua corja sabiam desse fato e foram coniventes. ALEM DISSO pagamos uma passagem a qual e de pessima qualidade,sem horarios certos ou compromisso com o trabalhador que necessita do mesmo.o que piora pois a mesma marca jardim jacira,sendo que na verdade descemos na divisa em baixo de sol ou chuva e aguardamos uma outra que nos leva ate o destino certo. a questao seria: e justo e certo pagarmos o valor p irmos ate a matade do caminho? e certo ficarmos com crianças ou doentes de baixo de chuva? a quem recorrer? Ano passado desci na divisa e fui conduzida com os demais passageiros por policiais para ir a uma dessas que levam presidiario,pensei de inicio que era pegadinha! ao entrar ,fecha se a porta ,tudo escuro ,sem lugar para se segurar,uma criança achorar,uma senhora caiu,tentamos pedir ajuda,mas e escuro demais.ao descer fiquei indguinada pois houvimos piadas e par ajudar fiquei com crise de choro,oa chegar no trabalho fui alcamada e dispensada.VOLTEI A PE ATE A DIVISA!Tudo para nao entrar mais naqele absurdo! direitos humanos ,do idoso e da criança e do adolescente foi para o espaço ou o nosso perfeito prefeito clodoaldo nao conhece essas leis. SABE QAL E A SORTE DELE Q O DELEGADO DAQI NAO ME DEIXOU FAZER QEIXA OU B.O E MAIS SORTUDO AINDA ELE PQ A POPULAÇAO DAQUI TEM MEDO E FALTA DE INFORMAÇAO SOBRE SEUS DIREITOS! A MINHA SORTE E Q EU TENHO FOTOS DO EPISODIO E TRISTE POQUE NAO CONSIGO MAIS TIRAR ESSA SENSAÇAO DE IMPUNIDADE ,DE NAO TER CORAGEM DE ENTRAR EM LUGARES ESCUROS ,PQ ISSO TUDO PODIA SER SO MAIS UM PESADELO,POREM ACORDO E VEJO Q RESIDO NESSE MUNICIPIO O QAO O PREFEITO NAO TA NEM AI PARA O POVO, MUITO MENOS SE EU DURMU BEM OU NAO. NAO E MESMO?

Conheça os produtos da Jurid