Motoristas antecipam renovação da carteira de habilitação

O Poupatempo de Campinas registrou nesta segunda-feira filas de até cinco horas para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fonte: Globo Online

Comentários: (0)




SÃO PAULO - O Poupatempo de Campinas registrou nesta segunda-feira filas de até cinco horas para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A grande procura é devido às mudanças do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamentou a obrigatoriedade do curso de direção defensiva e de primeiros socorros para quem vai renovar ou tirar a carteira. Os cursos estavam previstos no Código Nacional de Trânsito, mas só agora a lei foi regulamentada pelo Contran.

A medida encareceu o processo em cerca de R$ 60 e muitos motoristas estão antecipando a renovação para fugir do custo extra. Segundo o gerente do Poupatempo, Paulo Andrade, em dias normais, o processo para renovação da carteira demora cerca de uma hora. Nesta segunda, a espera chegou a inco horas. O número de atendimentos passou de uma média de 230 para 400.

As mudanças do Contran valem a partir de março. De acordo com o advogado especialista em trânsito, José Almeida Sobrinho, antecipar a renovação da CNH é permitido. Segundo ele, como a lei não proíbe a renovação antecipada, os motoristas que tomaram esta atitude não poderão ser punidos.

Já o assistente do diretor-geral do Detran, Mário Gobi, disse que a recomendação é aceitar apenas renovações com o máximo de um mês de antecedência. Disse também que nesta terça-feira será feito um rastreamento no sistema do Detran de todo o sstado para saber se houve realmente uma procura maior pela renovação da CNH. Se isso for constatado, diz Gobi, o Detran vai estudar a possibilidade de tornar obrigatórios os 30 dias de antecedência máxima.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/motoristas-antecipam-renovacao-da-carteira-de-habilitacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid