Motorista não tem vínculo empregatício com aplicativo da 99 reconhecido

A reclamante postulou o reconhecimento do vínculo entre março e junho de 2017, com salário de R$ 3 mil, e as verbas decorrentes.

Fonte: TRT2

Comentários: (0)




A juíza do Trabalho Patrícia Cokeli Seller, da 2ª vara de Mauá/SP, negou o reconhecimento de vínculo empregatício postulado por uma motorista que atuou pela plataforma 99.


A reclamante postulou o reconhecimento do vínculo entre março e junho de 2017, com salário de R$ 3 mil, e as verbas decorrentes.


Ao analisar o pedido, a juíza Patrícia Seller destacou que o depoimento da própria autora afirmou que era ela quem decidia quando trabalharia, que recebia por km base rodado, e ainda admitiu que podia recusar passageiros. Para a julgadora, ficou comprovado que não havia subordinação à reclamada, requisito essencial da relação de emprego.


“Acresça-se que o fato de a reclamada definir o preço do serviço e o padrão de atendimento não retira a autonomia na prestação de serviços, e decorre do modelo de negócio ao qual aderiu o motorista ao vincular-se à plataforma de serviços da reclamada. O motorista de aplicativo se vale justamente da oferta de serviço por uma tarifa inferior à dos táxis, por exemplo, garantindo ao consumidor um padrão de qualidade estabelecido pela reclamada.”


De acordo com a magistrada, não importa para a definição da relação de trabalho entre as partes o fato de os clientes efetuarem o pagamento à reclamada e esta repassar o valor ao motorista: “Note-se que a reclamante recebia conforme a quilometragem rodada e não por tempo à disposição da reclamada.”


Processo: 1001631-68.2017.5.02.0362

Palavras-chave: Reconhecimento Vínculo Empregatício Aplicativo 99 Verbas Trabalhistas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/motorista-nao-tem-vinculo-empregaticio-com-aplicativo-da-99-reconhecido

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid