Mortes por tsunami passam de 226 mil

O número global de mortes pela tsunami na Ásia passou de 226 mil nesta quarta-feira, depois que o Ministério da Saúde confirmou as mortes de dezenas de milhares de pessoas antes dadas por desaparecidas.

Fonte: Globo Online

Comentários: (0)




O número global de mortes pela tsunami na Ásia passou de 226 mil nesta quarta-feira, depois que o Ministério da Saúde confirmou as mortes de dezenas de milhares de pessoas antes dadas por desaparecidas. Com o aumento, o desastre de 26 de dezembro consolida a posição entre os dos mais letais de que há registro.

Numa lista divulgada pela agência Reuters, o maremoto da Ásia aparece entre dez tragédias naturais que historicamente mais causaram mortes.

Segundo a nova estimativa do governo indonésio, 166.320 pessoas morreram no país, vítimas das ondas gigantes que se formaram após um terremoto de 9 graus na escala Richter, registrado perto da costa da ilha de Sumatra, no Oceano Índico. O número oficial anterior era de 115 mil. Os desaparecidos agora são 6.245, e 617,159 estão ainda desabrigadas.

O diretor do Departamento de Assuntos Sanitários do Ministério da Saúde, Dodi Indrasanto, disse que o novo número de mortes reflete os últimos relatórios das províncias de Aceh e Sumatra do Norte. Com isso, o número global (a tsunami afetou 12 países) sobe para 226.566, e tende a ainda subir.

Mais cedo, numa conferência de países que ajudam a Indonésia, em Jacarta, o presidente Susilo Bambang Yudhoyono disse que a extensão da catástrofe desafia a compreensão.

- Talvez nunca saibamos a escala exata de perdas humanas - disse o presidente.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mortes-por-tsunami-passam-de-226-mil

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid