Ministros do TSE consideram inevitável impedimento da candidatura de Lula à Presidência

Expectativa é que tribunal eleitoral oficialize o impedimento na 1ª semana de setembro.

Fonte: G1

Comentários: (1)




Diante da decisão unânime e colegiada do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), ministros do Tribunal Superior Eleitoral consideram inevitável a cassação do provável registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Dois ministros ressaltaram que a Lei da Ficha Limpa deixa claro que um candidato condenado por um colegiado por crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro fica automaticamente inelegível. Esse é justamente o caso do ex-presidente Lula.


“É um prato que já está feito. Praticamente, vamos nos reunir apenas para uma formalização do que já deixa claro a Lei da Ficha Limpa”, resume um ministro.


Com a manutenção unânime da condenação, a expectativa é de que os ministros do TSE oficializem o impedimento de Lula na primeira semana de setembro.


Isso porque a possibilidade de recurso no TRF-4 se resume aos chamados embargos de declaração, tipo de recurso que não é capaz de reverter a condenação.


Com isso, os ministros do TSE acreditam que o julgamento desse e de prováveis outros recursos no STJ e STF deve acontecer antes de 15 de agosto, último dia para registro de candidaturas.


O grande debate que será colocado é se alguém cuja candidatura depende do julgamento de recursos poderá, mesmo assim, continuar fazendo campanha.

Palavras-chave: TSE Impedimento Candidatura Eleições 2018 Lei da Ficha Limpa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministros-do-tse-consideram-inevitavel-impedimento-da-candidatura-de-lula-a-presidencia

1 Comentários

Fernando Rêgo Aposentado26/01/2018 11:55 Responder

Olha desse jeito não adianta nada ter nada de justiça. Os juízes faz um trabalho lindo desembargadores . Chega um juiz ainda diz que nao adianta as eleições sem lula. Vcs tão ficando doidos. Depois que esse partido fez no pais vcs ainda acha que ta tudo bem vão tomar vergonha na cara. Esse PT tem que sumir do mapa. Lula era pra está preso Com os ladrões

Conheça os produtos da Jurid