Ministro JB denuncia Ricardo Noblat por crime racial

Processo foi distribuído para 10ª vara Federal do RJ

Fonte: TJRJ

Comentários: (6)




O presidente do STF, ministro JB, acusou o jornalista Ricardo Noblat dos crimes de injúria, difamação e preconceito racial.


Em representação ao MPF, o ministo diz que Noblat atacou sua honra e praticou crime de racismo em texto publicado em seu blog e no jornal "O Globo".


No texto, intitulado "Joaquim Barbosa: Fora do eixo", o jornalista diz: "Para entender melhor Joaquim acrescente-se a cor – sua cor. Há negros que padecem do complexo de inferioridade. Outros assumem uma postura radicalmente oposta para enfrentar a discriminação. Joaquim é assim se lhe parece. Sua promoção a ministro do STF em nada serviu para suavizar-lhe a soberba. Pelo contrário. Joaquim foi descoberto por um caça talentos de Lula, incumbido de caçar um jurista talentoso e... negro."


A Procuradoria enviou denúncia criminal à JF/RJ pedindo que Noblat seja condenado por crimes contra a honra e delito racial.


O processo foi distribuído na última quarta-feira (19) à 10ª vara Federal do RJ.

Palavras-chave: crime racial racismo injúria difamação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministro-jb-denuncia-ricardo-noblat-por-crime-racial

6 Comentários

Victor swami ribeiro alves Advogado21/03/2014 23:40 Responder

Há necessidade de jornalistas respeitarem a todos, não se prevalecendo da liberdade de imprensa. O senhor jornalista é quem é possuidor de soberba, deve estar com dor de cotovelo - naexpressão vulgar. O que se presume é que existe uma distancia expressiva entre os dois. Parabens Ministro. Saudações fraternais.

Victor swami ribeiro alves Advogado21/03/2014 23:41 Responder

Parabens pela iniciativa e decisão acertada. Saudações.

Robson Silva Consultor 22/03/2014 8:41

Ricardo Noblat passou ao largo do sagrado direito de informar seus leitores, passando mais a uma atitude de prática da soberba, como diz o opinante anterior. A livre informação aos leitores não pode habilitar um jornalista a impor seus conceitos e opiniões pessoais sobre temas controvertidos como a cor da pele do cidadão - aliás, o negro de há muito deixou de ser minoria no Brasil, por constituir descendência próxima dos 50% da população. A liberdade de expressão tem de pagar o seu preço perante a opinião pública e a lei.

rafael autonomo22/03/2014 8:55 Responder

É DESSE TIPO DE \\\"NEGROS HONESTOS\\\" QUE O BRASIL PRECIS! E ONDE FICAM OS BRANCOS CORRU PT OS? SÓ LEVANDO WISKY? OU TO FOLLIDO?

marcos Oficial de Justiça22/03/2014 12:47 Responder

Este site, por ser direcionada a jurista, deviria primar mais pelo uso da linguagem técnica correta. Outra dia li a noticia de que alguém ia entrar com uma ação na PGR contra o SBT. Não preciso nem me estender e nem precisa ser um jurisconsulto, para saber que o direito de ação não é exercido junto ao Ministério Público. Agora este texto diz que um juiz denuncia. Ou seja, há um uso popular das expressões, quando deveria ter mais tecnicidade, já que voltado ao público que bacharéis em direito. Fica a dica.

César Passos funcinário público23/03/2014 13:12 Responder

Atitudes como essa demonstram o nível de imbecis que se escondem sob o argumento de liberdade de expressão e imprensa. Esse jornalista idiota com certeza perdeu algum esquema com a prisão da quadrilha do PT, e quis denegrir o Ministro, cadeia nesse imbecil e nos outros que com certeza aparecerão para defende-lo

Berenice Machado Lira de Morais Advogada24/03/2014 18:24 Responder

Ah se o poder, o Brasil fosse compostos de negros do quilate do ministro Joaquim Barbosa! Não estaríamos nesse mar de corrupção de canto a canto do país. Esse cancro que acaba com as possibilidades de um país gigante em tudo, inclusive na corrupção! Precisamos de mais Joaquims Barbosa e menos de jornalistas desse tipo!

Conheça os produtos da Jurid