Ministério Público Federal apura se imóveis em Guarujá são propinas do esquema da Lava Jato

Polícia Federal deflagrou a 22ª fase da Lava Jato nesta quarta-feira (27). Ação investiga abertura de offshores para ocultar dinheiro da corrupção

Fonte: G1

Comentários: (2)




O Ministério Público Federal (MPF) investiga a abertura de offshores (empresas no exterior) e a compra de apartamentos em Guarujá (SP) para lavar dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras.


Todos os imóveis do condomínio Solaris, na praia das Astúrias, estão sendo apurados. Familiares de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, podem ter sido beneficiados em transações imobiliárias com a construtora OAS. A cúpula da empreiteira já foi condenada na Lava Jato.


"Em relação ao conjunto Solaris, nós estamos investigando todas as operações desses apartamentos. Nós temos indicativos em relação a familiares do Vaccari e também de uma offshore aberta pela Mossack Fonseca", disse o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, nesta quarta-feira (27), ao detalhar a 22ª fase da Operação Lava Jato.


Alguns apartamentos do Solaris eram da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) e, em 2009, foram assumidos pela OAS. A Polícia Federal (PF) suspeita que a empreiteira usava os imóveis para pagar propinas de contratos fechados com estatais.


A empresa Mossack Fonseca, sediada no Panamá, é investigada por abrir uma offshore (Murray Holding) que assumiu a propriedade de um dos imóveis para esconder os reais donos.


Suspeitas sobre a família de Vaccari


O despacho do juiz Sérgio Moro sobre esta fase da Lava Jato diz que uma cunhada de Vaccari, Marice Correa de Lima, pagou R$ 200 mil por um apartamento em construção no Solaris, até 2012. No ano seguinte, desistiu do negócio e recebeu como devolução da OAS R$ 430 mil.


Além disso, a mulher de João Vaccari Neto, Giselda Rousie de Lima, declarou à Receita Federal ser proprietária da unidade 43 no empreendimento. Mas, segundo o MPF, outra pessoa aparece como proprietária: Sueli Falsoni Cavalcante, que é empregada da OAS.


Vaccari, que já presidiu a Bancoop, foi preso pela Lava Jato em 2015 e está detido na Região Metropolitana de Curitiba. O G1 tentou contato telefônico com o advogado Luiz Flávio Borges D'Urso, que representa o ex-tesoureiro, porém, a ligação foi direcionada para a caixa postal.


O advogado da OAS, Edward Carvalho, disse que a busca e apreensão na empresa “foi desnecessária” e que as informações poderiam ter sido pedidas antes pela PF.


Triplex que foi de Lula


De acordo com o jornal "O Globo", um triplex do condomínio Solaris pertenceu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o MPF, o caso ainda é investigado.


Em depoimento ao Ministério Público de São Paulo no ano passado, dois funcionários do Solaris afirmaram que viram Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia visitando a reforma do triplex 164A. A investigação do MP de São Paulo é independente da Lava Jato.


Por meio da assessoria de imprensa, o Institutio Lula afirmou que o ex-presidente e Marisa Letícia "jamais ocultaram" que a ex-primeira-dama possui cota de um empreendimento no Guarujá e que essa cota foi adquirida da extinta Bancoop. Disse ainda que as informações foram prestadas à Receita Federal.


O procurador da Lava Jato afirmou que Lula pode ser investigado, caso tenha imóvel no Solaris.


Presos na 22ª fase


Nelci Warken


Ricardo Honório Neto


Renata Pereira Brito


Não tinham sido localizados até as 12h40


Maria Mercedes Riano Quijano


Ademir Auada


Luiz Fernando Hernadez Rivero


Todos os investigados estão ligados à Mossack Fonseca, segundo a polícia. O G1 tenta contato com os advogados.


Os presos devem chegar a Curitiba ainda nesta quarta-feira.


Abertura de empresas


A empresa Mossack Fonseca criou offshores para Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, e Pedro Barusco, ex-gerente da mesma área, afirmou o MPF. Mário Goes, apontado pela Polícia Federal como um dos operadores do esquema, também teria recebido uma empresa no exterior. Os três já foram condenados na Lava Jato.


"A Mossack Fonseca era uma grande lavadora de dinheiro", disse Carlos dos Santos Lima.


Segundo despacho assinado pelo juiz Sérgio Moro, há provas contra a empresa. "Existentes, portanto, provas, em cognição sumária, de que a Mossack Fonseca providenciou os serviços necessários para a abertura de off-shores para pelo menos quatro agentes envolvidos no esquema criminoso da Petrobras e que as utilizaram para lavagem de dinheiro."

O MPF ainda não sabe o montante de dinheiro movimentado nas empresas no exterior. Manter offshores não é ilegal, mas a falta de declaração à Receita Federal constitui crime.


Destruição de provas


O texto assinado por Moro diz que a investigação interceptou mensagens com orientação para destruir documentos. Como exemplo, Moro cita a mensagem de um cliente pedindo para que as empresas sejam fechadas porque o escritório dele havia sido alvo da Polícia Federal.


O juiz também menciona uma mensagem da dirigente da Mossack, orientando um funcionário a destruir provas. Ela disse: "Tire todos os papéis do escritório, nomes de clientes, documentos a entregar, agendas telefônicas, e apague do computador tudo o que puder, inclusive, apague os favoritos da máquina."


Prisão em SP


A publicitária Nelci Warken, presa nesta quarta-feira em São Paulo, seria uma "laranja" do esquema, de acordo com o procurador.


Ela prestou serviços de marketing à Bancoop era dona de offshores e empresas no Brasil – uma delas, a Paulista Lime Publicidade, fica em um terreno baldio, segundo o MPF. A suspeita ainda deve prestar depoimento.


Nelci apareceu, nas investigações, como responsável por um triplex no condomínio Solaris, embora ele tivesse sido transferido à Murray Holdings, uma offshore da Mossack Fonseca. Interceptações telefônicas comprovaram que ela afirmava ser dona do apartamento e que pagou por reformas feitas nele.


Segundo a advogada de Nelci, ela não tem nenhuma relação com a OAS e diz que a compra do apartamento foi regular.


Triplo X


A 22ª fase da Lava Jato foi deflagrada na manhã desta quarta. Ao todo, esta fase da Lava Jato tinha 23 mandados. De acordo com a Polícia Federal, até as 11h30, dos seis mandados de prisão temporária, três haviam sido cumpridos. Dois investigados estão fora do país e um não foi localizado. Ainda há mandados em andamento.


Em São Paulo, a ação ocorre na capital, Santo André e São Bernardo do Campo. Em Santa Catarina, ocorre em Joaçaba.


Entre os crimes investigados na atual fase estão corrupção, fraude, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Oitenta policiais participam da ação.


A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado. Os presos serão levados para a Superintendência da PF, em Curitiba.


Segundo o MPF, a empreiteira OAS participava do chamado "clube" de empresas que, por meio de um cartel, fraudava as licitações da Petrobras. Para conquistar os contratos, as empresas pagavam propina a diretores da Petrobras e a partidos políticos, com a intermediação de operadores.


Palavras-chave: Operação Lava Jato Triplo X "Offshores" Corrupção Petrobras Condomínio Solaris

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministerio-publico-federal-apura-se-imoveis-em-guaruja-sao-propinas-do-esquema-da-lava-jato

2 Comentários

Eda Ferreira de Lima 28/01/2016 10:38 Responder

OAS x TRIPLEX x PROPINA. Não restam dúvidas que o triplex do Guarujá é de Lula e familiares. Vale ressaltar que no ano passado (2015) fotos foram tiradas do interior do referido imóvel, portanto, não adianta a defesa de Lula querer esconder o que já é do conhecimento de todos. Aliás, é de extrema relevância fazerem-se buscas para verificar se não foram destruídos documentos sobre o imóvel com o nome de Lula e esposa. O que também pode ter ocorrido é uma terceira pessoa ter comprado o imóvel para evitar que o nome de Lula apareça. “O triplex foi uma doação da OAS ao ex-presidente Lula e esposa, como agradecimento pelos favores prestados pelo então ex-presidente”. Por que será? Alguém duvida? Eu não!

Eda Ferreira de Lima Estudante28/01/2016 10:42 Responder

“O triplex foi uma doação da OAS ao ex-presidente Lula e esposa, como pagamento de favores prestados pelo então ex-presidente”. Por que será? Alguém duvida? Eu não!

Conheça os produtos da Jurid