Melhora aprovação do governo e do presidente

Pesquisa do Ibope divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra melhora em todos os índices de avaliação do governo e da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Jornal O Globo

Comentários: (0)




Pesquisa do Ibope divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra melhora em todos os índices de avaliação do governo e da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A aprovação do governo subiu de 55% em setembro para 62% em novembro. Já a desaprovação caiu de 36% para 30%. Também melhorou o nível de confiança (popularidade) no presidente: subiu de 58% em setembro para 63%, enquanto o percentual dos que não confiam nele caiu de 35% para 33%.

Os melhores resultados do governo, segundo a maioria dos entrevistados pelo Ibope, estão justamente na área mais criticada da gestão petista: 42% afirmaram que são as ações de combate à fome e à pobreza, contra 36% que consideravam o mesmo na pesquisa de setembro. O combate ao desemprego ficou em segundo lugar, sendo citado por 16% dos entrevistados (15% em setembro), acompanhado das ações em educação e saúde com 15% cada (contra 14% da pesquisa anterior).

Os piores resultados ficaram com as áreas de segurança, emprego e saúde. O combate à violência foi citado por 35% dos entrevistados, contra 28% em setembro; o combate ao desemprego foi lembrado por 32%, contra 30% em setembro; e as ações na saúde ficaram com 20%, contra 22% em setembro.

No Planalto, o resultado foi comemorado. Assessores do governo avaliaram, com Lula, que a recuperação na popularidade é resultado direto do bom momento da economia.

? O governo colhe os frutos de uma política econômica austera e séria ? festejou o líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (PTB-RN).

Para 41% dos entrevistados governo é bom ou ótimo

Entre os entrevistados, passou de 38% em setembro para 41% agora o percentual dos que consideram o governo ótimo ou bom; o índice dos que acham que o governo é ruim ou péssimo caiu de 19% para 16%; 41% consideraram regular, contra 40% em setembro.

A comparação entre os governo Lula e Fernando Henrique continua estável em relação à pesquisa de setembro: 49% acham que o Lula é melhor, enquanto 31% acham que é igual e 17% que é pior. Ao todo, o Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios do país. A pesquisa foi realizada entre 24 e 29 de novembro e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. 

O governo está fazendo bem menos do que podia ? disse o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Neto.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/melhora-aprovacao-do-governo-e-do-presidente

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid