Liquidação extrajudicial do Banco Rural é publicada

Decisão de liquidar o Banco Rural vale também para as demais empresas do conglomerado: Banco Rural de Investimentos, Banco Mais, Banco Simples e Rural Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (1)




O Banco Central publicou na edição desta terça-feira (6/8) do Diário Oficial o decreto que determina a liquidação extrajudicial do Banco Rural. A decisão foi tomada pelo Banco Central na sexta-feira (2/8), por conta do “comprometimento da situação econômico-financeira da instituição” e os sucessivos prejuízos, colocando em risco os credores quirografários, que têm prioridade no recebimento.


O BC aponta ainda que foram registradas violações às normas legais e estatutárias. A decisão de liquidar o Banco Rural vale também para as demais empresas do conglomerado: Banco Rural de Investimentos, Banco Mais, Banco Simples e Rural Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.


Dados do próprio Banco Central apontam que, em março, o Banco Rural e as demais empresas do grupo possuíam 0,07% dos ativos e 0,13% dos depósitos do sistema financeiro. Os bens dos controladores e ex-dirigentes estão indisponíveis.


O Banco Rural teve dirigentes condenados durante o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. A ex-presidente Kátia Rabello foi considerada culpada pelos crimes de formação de quadrilha, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, recebendo pena de 16 anos e oito meses de prisão.


Já José Roberto Salgado, condenado por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas, também recebeu pena de 16 anos e oito meses. Os advogados de ambos recorreram da decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, ajuizando Embargos de Declaração no dia 2 de maio.

Palavras-chave: liquidação extrajudicial banco rural publicação banco central

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/liquidacao-extrajudicial-do-banco-rural-e-publicada

1 Comentários

Luiz Ex-bancário08/08/2013 7:44 Responder

A menos culpada da quebra do Banco é a presidente Katia rabelo, quanto ao Sr. José Roberto Salgado, a pena deveria ser bem maior, pois ele é que criou toda esta situação. Um sr. que valorizou sempre os gados de sua fazenda em detrimento aos funcionários que contribuiam para a grandeza do Banco não sabiam das tramoias que este Sr. estava praticando junto ao Banco.

Conheça os produtos da Jurid