Lenta e cara. Assim é a Justiça, dizem advogados paulistas

Apesar da negativa, 48% dos advogados acreditam em melhorias nos próximos anos. Para 49,3% a Justiça é honesta

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (2)




São Paulo - Levantamento realizado com 706 advogados paulistas indicou que eles consideram a Justiça pouco eficiente, lenta e cara. A pesquisa foi feita pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), órgão de apoio da Universidade de São Paulo (USP). Foram ouvidos advogados de 88 municípios do estado de São Paulo durante o mês de outubro.

 

Para 70,1 % dos profissionais entrevistados, o Poder Judiciário é pouco eficiente. Outros 17,8% foram ainda mais críticos e consideraram a Justiça nada eficiente.

 

Em relação aos custos para acessa-lá, 60,3% dos advogados afirmaram que é cara e 28% muito cara. Na mesma linha, 58,4% advogados acreditam que a Justiça é desigual no tratamento aos cidadãos, levando em consideração condições econômicas e contatos políticos. Para 22,1% o tratamento não é nada igual.

 

A velocidade foi o quesito em que o Poder Judiciário teve pior avaliação. Praticamente todos os entrevistados (99%) consideraram o Judiciário lento ou muito lento.

 

Quanto à acessibilidade, os advogados parecem ter uma percepção um pouco melhor da Justiça: 49% acreditam que ela é difícil de ser acessada e 12,9% muito difícil.

 

A honestidade foi o único item em que a avaliação foi positiva. Para 49,3% dos entrevistados, a Justiça é honesta. Para outros 1,3%, ela é muito honesta.

 

Apesar das percepções negativas, 48% dos advogados acreditam que o Poder Judiciário deverá melhorar nos próximos cinco anos. Outros 2,4% acham que ela melhorará muito. Para 13%, a situação vai piorar bastante.

Palavras-chave: Levantamento; Justiça Paulista; Fundace; Advogados; Opinião

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lenta-e-cara-assim-e-a-justica-dizem-advogados-paulistas

2 Comentários

Welma G. Caldas Protética05/12/2010 19:05 Responder

Se o cidadão fosse depender da Justiça para se manter vivo... Já era!!! Onde está a Igualdade de Direitos Humanos? Quem é mais poderoso ou tem mais posses, processos são resolvidos rapidamente! E aí, o menos afortunado, espera por anos pela SUA Justiça! Que Injustiça, heeeein?? Eu mesma me encontro nessa situação! Há 7 anos espero que a Justiça faça valer os meus direitos! Talvez, quem sabe, quando eu já estiver morta, chegue alguma Notificação?? Ridííííículo!!

Olavo Corretor de Imóveis05/12/2010 20:54 Responder

A sociedade não apodrece por setores; ela apodrece por igual, pois todas as instituições são compostas por brasileiros e brasileiras. Estes, sim , apodrecem... E os corruptos passam a valer mais, à medida que roubam mais. TER, vale a pena acima de tudo.

Conheça os produtos da Jurid