Lei que mudou nome de advogado de fundação é questionada no Supremo Tribunal Federal

A entidade alega que a medida afeta as prerrogativas e direitos dos profissionais.

Fonte: OAB/RJ

Comentários: (0)




A Associação Brasileira de Advogados Públicos ingressou no Supremo Tribunal Federal com uma ação questionando a constitucionalidade de uma lei editada pelo Legislativo do Rio de Janeiro que alterou a nomenclatura do cargo de advogado para técnico superior. A entidade alega que a medida afeta as prerrogativas e direitos dos profissionais.


A nova nomenclatura consta na Lei Ordinária estadual 6.720/2014, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). Segundo a entidade, a norma é prejudicial aos advogados porque promove “o esvaziamento de sua competência e atribuições, numa indevida transformação e transmudação sem concurso público”, em ofensa a comandos constitucionais.


A associação alega também que a lei atenta contra a separação dos poderes e interfere na autonomia administrativa, organizacional, financeira e jurídica da Fundação Faetec. Além disso, viola o disposto no artigo 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, pois “deixou de reconhecer nas pessoas dos Procuradores Fundacionais (Advogados da Faetec), que foram estabilizados, os requisitos para o desempenho dos respectivos cargos e funções, uma vez que retirou dos mesmos a representação judicial e extrajudicial, como as atividades de consultoria e assessoramento de referido órgão e entidade”.


A entidade argumenta ainda que a mudança na nomenclatura colide com a jurisprudência do Supremo, que reconhece as carreiras e os cargos de procuradores autárquicos e advogados de fundação como defensores da administração indireta.


Por fim, argumenta quanto ao risco de se abrir espaço para novos rebaixamentos dos cargos de advogado, caso seja mantida a norma, “permitindo-se, destarte, eventual exercício ilegal da profissão ou em desconformidade com a lei e editais que regem a matéria”.


A autora pede ao STF que conceda liminar para suspender os efeitos do artigo 7º, inciso III e Anexos I e II da Lei Ordinária estadual 6.720/2014, do Rio de Janeiro. Pede ainda que, no mérito, a lei seja declarada inconstitucional. O relator é o ministro Gilmar Mendes. 

Palavras-chave: ATF ADCT Prerrogativas Alteração Nomenclatura Cargo de Advogado Técnico Superior

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lei-que-mudou-nome-de-advogado-de-fundacao-e-questionada-no-supremo-tribunal-federal

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid