Lei antifumo paulista é inconstitucional, diz AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que defende e representa a União principalmente em ações no Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu parecer anteontem que considera a lei antifumo paulista inconstitucional.

Fonte: UOL

Comentários: (2)




A Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que defende e representa a União principalmente em ações no Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu parecer anteontem que considera a lei antifumo paulista inconstitucional. O documento, assinado por José Antonio Dias Toffoli, enfatiza que a competência de legislar sobre o uso do cigarro em ambientes fechados é do governo federal e não de Estados ou municípios. O caso ainda não tem data para ser julgado. Ainda que o parecer seja específico sobre a lei paulista, abre precedente para outros questionamentos. O Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, aprovou norma semelhante à de São Paulo. Minas Gerais e as cidades de Manaus e Belém também querem abolir o cigarro de locais fechados e coletivos.

Apesar de o posicionamento não ser definitivo, levantamento feito pelo Estado mostra que nos últimos casos polêmicos julgados pelo STF tem prevalecido o entendimento da AGU. Foi assim no questionamento das cotas para estudantes negros em universidades, na avaliação sobre as pesquisas com células-tronco e na disputa sobre a área indígena Raposa Serra do Sol. O jurista especializado em Direito Constitucional Luiz Tarcísio Ferreira Teixeira destaca a relevância. "Não significa que o parecer será seguido, mas é o primeiro questionamento sério a respeito da constitucionalidade da lei antifumo", afirmou.

Por meio de nota, o governo do Estado defendeu a legalidade da lei. Afirmou que o Brasil é signatário da Convenção da Organização Mundial de Saúde (OMS), que "é mais recente e restritiva do que a lei federal". "A Lei 13.541 dá pleno cumprimento ao tratado que determina que: "cada Parte adotará medidas eficazes de proteção contra a exposição à fumaça do tabaco em locais fechados"."

Disque-denúncia

Nos dez primeiros dias de vigência da aplicação de multas da lei antifumo no Estado de São Paulo, cinco pessoas por hora acionaram o disque-denúncia para delatar o uso do cigarro em ambientes fechados. No total, foram 1.203 ligações no período (120 por dia, em média) e os bares, restaurantes e casas noturnas lideraram entre os estabelecimentos delatados pelos paulistas (38% dos casos). Apesar de o segmento da diversão e gastronomia estar na liderança, os shoppings e lojas (17%), indústrias (6%) e condomínios (6%) também apareceram entre os denunciados.

A lei antifumo rendeu, em média, apenas sete multas diárias em todo o Estado. Levantamento feito pelo governo estadual mostra que, entre 7 de agosto e o dia 16, foram aplicadas 71 sanções aos estabelecimentos infratores, em um universo de 11.896 locais fiscalizados. Seguindo a mesma tendência da primeira semana de vigência da legislação, o interior ainda concentra maior número de multados, com 64,7% das autuações. Na capital paulista foram 25 multas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Palavras-chave: lei antifumo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lei-antifumo-paulista-inconstitucional-diz-agu

2 Comentários

jose giovannetti advogado22/08/2009 12:40 Responder

Lei antifumo mais uma hipocrisia que assola o País dos hipócritas legislando, dos hipócritas que se aliam nas bases, dos hípócritas que fazem conchavos, dos hipócritas que recebem os seus salários advindos dos tributos gerados pelo cigarro. Já que querem proibir pela metade o vício do fumante então por que não se proibir por completo esse vício legislando com coragem a proibiçao da fabricação do tabaco? É que nenhum legislador tem o peito e a coragem de derrubar a arrecadação do País. E nem mesmo o senhor Presidente iria concordar com a proibição da fabricação do cigarro, ainda mais se sabendo o sonho alto do Planalto em ressucitar a CPMF, verdadeiro pesadelo de um povo cansado de ver as mazelas de Brasília.

Rosa Maria Árbitra25/08/2009 13:40 Responder

Fumaça produzida pelo tabaco... E a poluição do ar, é menos tóxica? A poluição sonora, a ninguém prejudica? Ora...deixem de demagogia, tratem de melhorar aquilo que realmente prejudica a população,como eemplo, a vergonha apresentada no senado, os conchavos vergonhosos que se apresentam à olho nú da população. Senhores governantes, cuidem do que é realmente necessário ao povo.

Conheça os produtos da Jurid