Lei Antifumo no celular de 25 milhões de paulistas
Divulgação da lei será feita com torpedos para todos os celulares de São Paulo.
Divulgação da lei será feita com torpedos para todos os celulares de São Paulo
A Lei Antifumo entrou em vigor nesta sexta-feira, 7, e para divugá-la, o Governo, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), fechou uma parceria com as quatro principais operadoras de telefonia móvel que atuam em São Paulo para alertar a população sobre o início da mudança.
As operadoras Vivo, Tim, Oi e Claro vão disparar mensagens de texto (torpedos) de cunho educacional sobre a nova lei para todos os seus clientes. A expectativa é atingir mais de 25 milhões de usuários de telefone celular nos próximos dias.
A iniciativa é mais uma forma encontrada pela Secom para divulgar a Lei Antifumo. Além das mensagens de texto, a pasta tem veiculado propaganda nas principais emissoras de rádio e televisão. Outra ação foi criar um site na internet para tirar as dúvidas da população (http://www.leiantifumo.sp.gov.br).
A Secom também instalou ampulhetas com três metros de altura em quatro cidades do Estado - Campinas, Ribeirão Preto, Santos e a capital - com contagem regressiva até a entrada em vigor da lei.
As operadoras de celular não vão cobrar a divulgação feita por torpedos. "Esta é uma enorme ação de responsabilidade social por parte das operadoras, que decidiram apoiar a lei ajudando na sua divulgação maciça", comenta o secretário de Comunicação, Bruno Caetano, que coordena a campanha.
Sobre a lei
Desde a meia-noite de hoje fica proibido fumar em ambientes como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidos. A nova legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco. A nova lei restringe, mas não proíbe o ato de fumar. O cigarro continua autorizado dentro das residências, nas vias públicas e em áreas ao ar livre.
DR: JOÃO LUÍS ALBERTINO ADVOGADO08/08/2009 0:45
Nada contra a lei atifumo, pelo contrário ela é ótima, mas como o nosso governo é um governo muito competente, ele de veria talves, antes de elaborar tal lei pa ra encher os cofres públicos e financiar a candidatura de muito politico vagabun do,e outra mazelas, deveria tornar públi co, o tratamento gratuito desta doença que a industria do tabaco criou; mas pa ra ele o governo, não é interessante, só o é, quando lhe der frutos, e salvar vida ou vidas, neste caso não é interessante, o que é interessante, é o dinheiro que vai entrar nos Cofres"de quem", ná ver dade ninguém sabe ao certo,em um país que so da corrupto, a briga é entre eles, que falta faz um bom atirador para man dar muita gente para o inferno,ladrões e safados neste caso, todos do governo, aliás, e Sarney(sarna bandidesca) do maranhão,é contra ou a favor de se cri ar uma lei especifica e um remédio para salvar a vida dos fumantes,não tem, na verdade, o que vale é o imposto da em- presa do tabaco,que diga-se de passa- gem, é altissimo, e ajuda muita gente eu acho(deu para entender).