Legisladores de Portugal aprovam referendo sobre aborto

Fonte: Portal Terra

Comentários: (1)




Legisladores portugueses aprovaram nesta quarta-feira a realização de um referendo para modificar as leis de aborto no país e mandaram a proposta para que o presidente Jorge Sampaio marque uma data.

A medida foi aprovada pelo Parlamento, com apoio dos governistas socialistas e do pequeno Bloco de Esquerda.

Os socialistas haviam prometido na campanha das eleições gerais de fevereiro avançar com o referendo caso fossem eleitos.

Portugal realizou um referendo em 1998 para permitir o aborto para até 10 semanas de gestação. A proposta foi derrotada por uma pequena margem, mas o comparecimento dos eleitores foi baixo.

O país é um dos poucos lugares da Europa que proíbe abortos, a não ser em casos de risco para a vida ou saúde da mãe, má formação de feto ou estupro.

A Associação de Planejamento de Família estima que haja entre 20 mil a 40 mil abortos ilegais por ano em Portugal e cerca de 700 legais.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/legisladores-de-portugal-aprovam-referendo-sobre-aborto

1 Comentários

Denise advogada29/09/2005 10:21 Responder

Acho um absurdo a legalização do aborto fora os casos de risco de saúde. Isto é um retrocesso quando já dispomos de tantos meios contraceptivos. Somente quem carrega um bebe no seu ventre pode avaliar o milagre que é a vida!

Conheça os produtos da Jurid