Justiça suspende parcialmente pesquisa Ibope em Fortaleza

A decisão barra apenas as simulações de cenários para o segundo turno

Fonte: Folha.com

Comentários: (0)




A Justiça Eleitoral do Ceará suspendeu a divulgação de parte da pesquisa Ibope de intenções de votos para a Prefeitura de Fortaleza, marcada para a próxima sexta-feira (14). A decisão barra apenas as simulações de cenários para o segundo turno.


A terceira pesquisa realizada pelo instituto na capital cearense foi contratada pela TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo.


O Ibope informou que até a noite de terça-feira (11) não havia sido notificado oficialmente, mas disse que vai recorrer.


O pedido de suspensão partiu do candidato do PSOL, Renato Roseno. Ele reivindica a inclusão de seu nome nas simulações de um eventual segundo turno. Roseno é sexto colocado com 7% das intenções de votos, segundo a última pesquisa divulgada pelo instituto, no último dia 30.


O argumento é que, como a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais e para menos, o candidato do PSOL está empatado tecnicamente com Inácio Arruda (PC do B) e Heitor Férrer (PDT).


Quinto e quarto colocados na mesma aferição, Arruda (10%) e Férrer (12%) aparecem nas simulações de segundo turno da pesquisa.


"De acordo com o princípio constitucional da isonomia, todos os sete candidatos com chance de chegar ao segundo turno deveriam ter o mesmo tratamento", disse o assessor jurídico do PSOL, Walber Nogueira.


No último domingo, o juiz da 114ª zona eleitoral, Mário Parente, acatou os mesmos argumentos apresentados pelo PC do B e pelo Psol para suspender a divulgação da pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal "O Povo".


O Datafolha recorreu, e a liminar foi cassada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Ceará. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta quarta-feira (12).

Palavras-chave: Eleições; Suspensão parcial; Pesquisas; Intenção de voto

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-suspende-parcialmente-pesquisa-ibope-em-fortaleza

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid