Justiça eleitoral garante restabelecimento de direitos políticos para ex-presos

Vara de Execuções Penais local não autorizava recuperação de direitos enquanto multa dos ex-presidiários não fosse quitada

Fonte: EBC Notícias

Comentários: (0)




No último dia 26 de fevereiro, a Justiça Eleitoral na cidade de Jacareí, a 84 km de São Paulo, determinou o restabelecimento dos direitos políticos de pessoas que cumpriram suas penas criminais e obtiveram a declaração de extinção de punibilidade.


A decisão foi motivada por manifestação da DP-SP (Defensoria Pública de São Paulo), após constatar que o Juízo de Execuções Penais local. De acordo com a ação, a Vara não reconhecia o restabelecimento dos direitos políticos para pessoas que não tivessem quitado a multa a que foram condenadas, mesmo que já tivessem cumprido pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos.


A Defensora Pública Marília da Silva Macedo, que atua na cidade, apontou precedentes do STJ (Superior Tribunal de Justiça) no sentido de que a pendência de multa não impede a extinção de punibilidade. A regra está prevista no artigo 51 do Código Penal, que determina que tais multas são consideradas dívidas de valor a serem cobradas em execuções fiscais pela Fazenda Pública.

Palavras-chave: direito eleitoral

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-eleitoral-garante-restabelecimento-de-direitos-politicos-para-ex-presos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid