Justiça do Rio acaba com a fila para entrega de petições

A adoção de uma medida aparentemente simples acabou com um antigo problema enfrentado por milhares de pessoas que circulam pelo Fórum Central do Rio: a fila para a entrega de petições no Protocolo Geral das Varas (Proger).

Fonte: TJRJ

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A adoção de uma medida aparentemente simples acabou com um antigo problema enfrentado por milhares de pessoas que circulam pelo Fórum Central do Rio: a fila para a entrega de petições no Protocolo Geral das Varas (Proger). A partir de agora, o público passa a contar com mais 12 guichês de atendimento, chegando a um total de 40. Eles foram instalados esta semana pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Zveiter, como parte de um pacote de ações destinadas a agilizar o Judiciário.

O Protocolo Geral recebe uma média de 11.500 petições diariamente. Às segundas-feiras e depois de feriados esse número sobe para mais de 13 mil, como ocorreu após o feriado de 7 de setembro, quando foram entregues 17.073 petições. Com os novos guichês, o Proger ganhou mais computadores e a Corregedoria aumentou o número de funcionários no local, totalizando agora cerca de 100 servidores. Para agilizar ainda mais o atendimento, o corregedor estuda a ampliação do horário de funcionamento do setor, que passaria a ter dois turnos. Atualmente, ele funciona das 11h às 18h.

O Proger é fundamental, pois é a porta de entrada do Tribunal de Justiça do Rio sendo inaceitável a fila que se formava para a entrega de petições. Era preciso mudar essa situação. E foi o que fizemos, adotando uma medida que pôde ser posta em prática rapidamente, afirmou Luiz Zveiter.

As mudanças começaram a ser pensadas logo após o corregedor assumir o cargo, há dois meses. Numa visita inesperada ao Proger, ele não gostou do que viu e em minutos planejou a instalação dos novos guichês para desafogar o setor. As obras duraram 20 dias. Os novos boxes foram feitos obedecendo a padrões de ergonometria para não cansar nem tampouco causar lesões nos servidores. O próximo passo, segundo o desembargador, será estender o mesmo sistema aos protocolos das demais comarcas.

As primeiras reações do público com as mudanças são de aprovação. Não tendo fila está ótimo. Venho aqui diariamente e vi a obra sendo feita. O resultado é muito bom?, avaliou a advogada Dalmatie Lannes. Outro que também aprovou foi o advogado Isaias Alves de Menezes: Acho que vai funcionar. Parece haver mais espaço e guichês suficientes. Mas vamos ver o que vai acontecer após um feriado, que é quando o movimento é maior, disse. Para a estagiária de Direito Fernanda Ramos, o atendimento melhorou bastante. Normalmente, perdia até meia hora na fila. Agora, fui atendida na hora, comemorou.

Palavras-chave: petições

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3 Comentários

Jorge Advogado19/09/2006 21:51 Responder

Enquanto isso em BH, a justica de decisoes arcaicas e de desrespeitos aos advogados continua. Eh possivel encontrar ainda na distribuicao, tecnicos secundaristas, que nada sabem de direito, fazendo julgamento antecipado de inepcia da peticao inicial... Diretores do forum e corregedoria nada fazem... tristeza!

Geraldo Couto Advogado20/09/2006 20:05 Responder

Para acabar com as filas para protocolar petições no RJ, bastaria o TJ copiar o modelo on-line via internet implantado pelo TRT de São Paulo precisa ver funciona sem tumulto nas varas, serventuários e advogados. Isto sim é acabar com as filias o resto é conversa fiada

Jesiel Nascimento advogado22/09/2006 0:42 Responder

Parabéns ao corregedor e especialmente aos dedicados serventuários. Nada seria possível, não fosse o empenho dos funcionários e usuários que com suas sugestões e críticas possíbilitam fórmulas de sucesso.

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