Justiça congela R$ 32 mi de acusados de envolvimento em cartel

Medida pretende garantir eventual reparação aos cofres públicos

Fonte: Estado de São Paulo

Comentários: (0)




A Justiça Federal decretou o sequestro de 32,5 milhões de reais de cinco dos onze réus envolvidos no caso Alstom, um esquema de pagamento de propinas que, segundo a investigação, funcionou na área de energia do Estado de São Paulo entre os anos de 1998 e 2003. O bloqueio determinado pela Justiça prevê procedimento cautelar e atinge principalmente valores em aplicações financeiras. Na prática, o dinheiro não pode ser resgatado pelos titulares.


Para que a decisão fosse tomada, juízes levaram em consideração indícios da prática de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e a demonstração de que o valor interceptado efetivamente é produto de crime. O sequestro dos valores visa garantir a eventual reparação e devolução aos cofres públicos dos recursos desviados em caso de condenação. O juiz Marcelo Costenaro Cavali amparou sua decisão na lei da lavagem de dinheiro e no Código de Processo Penal.


O lobista Romeu Pinto Junior, controlador da offshore MCA Uruguay, sofreu o mais pesado bloqueio, totalizando 26,34 milhões de reais, dos quais 8 milhões de reais já foram rastreados e congelados na rede bancária.


A MCA recebeu da Alstom na Suíça e em Luxemburgo 2,23 milhões de reais, mais 5,57 milhões de dólares e, ainda, 4,64 milhões de francos franceses, entre outubro de 1998 e dezembro de 2001, por consultoria fictícia, segundo a Procuradoria da República.


Parte do montante a MCA repassou para funcionários públicos que protagonizaram o contrato Gisel (Grupo Industrial para o Sistema Eletropaulo) da Alstom com a estatal em seu décimo aditivo, sem licitação para extensão de garantia de equipamentos.


Foram sequestrados 2,47 milhões de reais do empresário Sabino Indelicato, que, entre 1998 e 2005, transferiu 953,69 mil dólares para a conta secreta na Suíça do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Robson Marinho, ex-chefe da Casa Civil durante o governo de Mário Covas. Marinho não é réu na ação porque é investigado pelo Superior Tribunal de Justiça.


Indelicato, denunciado por corrupção ativa e lavagem, controla a Acqua-Lux Empreendimentos, e fez oito transferências para o conselheiro do TCE, contabilizando no total de 2,47 milhões de reais.


De José Geraldo Villas Boas, apontado como intermediário do pagamento de propinas, a Justiça capturou 2,65 milhões de reais. O engenheiro Jean Pierre Courtadon, ex-diretor da Cegelec (subsidiária da multinacional francesa), que teria sido usada para pagamentos ilícitos, teve bloqueados 460,28 mil reais.


O quinto alvo do sequestro é Jorge Fagali Neto, que teve 557,4 mil reais bloqueados. Ele é acusado de ocultação de dinheiro, fazendo uso de contas e investimentos em nome de seus filhos.

Palavras-chave: cartel caso alstom direito econômico direito público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-congela-r-32-mi-de-acusados-de-envolvimento-em-cartel

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid