Juiz obriga réus a lerem clássicos da literatura.

O juiz federal Mário Jambo, da 2ª Vara do Rio Grande do Norte, resolveu inovar na concessão de habeas-corpus.

Fonte: Portal Terra

Comentários: (3)




O juiz federal Mário Jambo, da 2ª Vara do Rio Grande do Norte, resolveu inovar na concessão de habeas-corpus. Para três pessoas envolvidas na Operação Colossus, que praticava crimes de clonagem de cartão de crédito pela Internet, o magistrado concedeu a liberdade provisória, mas com a obrigatoriedade de leitura literária.

A cada três meses Paulo Henrique da Cunha Vieira, Ruan Tales Silva de Oliveira e Raul Bezerra de Arruda Júnior terão de ler duas obras de Literatura e fazer um resumo de, no mínimo, dez laudas. Os primeiros livros definidos pelo juiz são A hora e a vez de Augusto Matraga, último conto do livro Sagarana, de Guimarães Rosa, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Os três homens também estão obrigados a se matricularem e freqüentarem assiduamente uma escola. Eles precisarão atestar trimestralmente em juízo o aproveitamento nos estudos. O trio não poderá freqüentar lan houses e nem manter cadastro em redes de relacionamentos na Internet.

"Vislumbra-se que a ordem pública pode ser garantida pela imposição de condições obrigatórias a serem atendidas pelos acusados, que ficarão sujeitos a uma nova decretação de prisão preventiva em caso de inobservância de alguma das condições estabelecidas, providência que terá o condão de sanar a preocupação com a reiteração delitiva", escreveu o juiz federal na decisão.

A Operação Colossus, onde foram envolvidos os três réus agora beneficiados com habeas corpus, foi deflagrada pela Polícia Federal em agosto do ano passado. Vinte e duas pessoas foram presas acusadas de integrarem a quadrilha de clonadores de cartões de crédito e crackers. A base operacional dos criminosos era a Grande Natal, onde 15 pessoas foram presas. Os demais envolvidos estavam no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Paraíba.

Palavras-chave: réu

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juiz-obriga-reus-a-lerem-classicos-da-literatura

3 Comentários

Maria de Fátima Secretária22/04/2008 22:58 Responder

Iniciativa do Juiz Federal é altamente plausível! Colocar esse povo com mais cultura!!! ler faz bem!!!! Adorei a presente iniciativa!!!!

Fernanda jornalista/estudante de direito22/04/2008 23:33 Responder

Também achei ótima a iniciativa do juiz..lendom, pelo menos, este povo não pensa em fazer besteira e aprende muita coisa, sem falar na cultura e de como a leitura ajuda a se expressar melhor. Pra quem acha que ler é um fardo pesado, uma pena de pena, vai acabar mudando de idéia.

carmen estudante23/04/2008 0:32 Responder

Espero que o juíz já tenha elaborado critérios para avaliação destes resumos, visto que estes, estão a diposição na internet.

Conheça os produtos da Jurid