Juiz informa ao STF sobre supostos depósitos de doleiro para Collor

Documentos foram apreendidos pela PF durante a Operação Lava Jato

Fonte: G1

Comentários: (1)




O juiz federal do Paraná Sérgio Moro informou nesta quinta-feira (22) ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a Polícia Federal apreendeu no escritório do doleiro Alberto Youssef oito comprovantes de depósitos bancários que tiveram como beneficiário o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL).


O magistrado ressalvou, porém, "que não há qualquer indício do envolvimento do referido parlamentar nos crimes"  referentes à Operação Lava Jato sob apuração na Justiça Federal. Youssef foi preso pela PF durante a operação, que investiga esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado até R$ 10 bilhões.


A informação sobre Collor consta de ofício enviado pelo juiz ao ministro com informações sobre os documentos da Lava Jato que serão enviados ao Supremo. Teori Zavascki determinou que os processos sobre a operação sejam remetidos ao Supremo devido à suspeita de envolvimento de três deputados federais (André Vargas, Luiz Argôlo e Cândido Vaccarezza).


No documento, o juiz Sérgio Moro esclarece que enviará oito ações penais, quatro inquéritos, cinco pedidos de busca e apreensão, quatro pleitos de interceptações telefônicas e um pedido de prisão do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. O ministro Teori Zavascki mandou soltar Costa.


O magistrado ressalta que em nenhuma das ações penais já abertas consta envolvimento de autoridades com foro privilegiado e que a apreensão de comprovantes de depósitos para Collor foi casual.


"Eventual relação entre o suposto doleiro e o referido senador era absolutamente desconhecida deste Juízo, tendo sido encontrada fortuitamente durante a busca e apreensão. Inviável antes da busca, concluir pela presença de indícios de crimes praticados por parlamentar e pela competência do Supremo Tribunal Federal, já que surgiram somente após a diligência", afirmou Moro.


O juiz explicou que a relação de Youssef com outras autoridades com foro, como André Vargas, Luiz Argôlo e Vaccarezza, foi constatada nas ações de investigação do doleiro e que "jamais houve medida investigatória dirigida contra autoridade sujeita a foro privilegiado".

Palavras-chave: direito penal operação lava jato

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juiz-informa-ao-stf-sobre-supostos-depositos-de-doleiro-para-collor

1 Comentários

José Roberto Bacharel em Direito24/05/2014 20:35 Responder

Este país está tão fora dos trilhos da Justiça, mais tão fora, que o impossível ainda acaba acontecendo: onde o juiz Sérgio Mouro ainda acaba sendo preso, porquê descobriu mais uma sujeira daquele corrupto chamado FERNANDO COLLOR DE MELO. É muito triste ter que conviver com tantas falcatruas, pois, aos nossos filhos dizemos que ainda é importante sonhar... Mas como sonhar em dias melhores se nossa nação é capitaneada por políticos corruptos. Onde até mesmo o Poder judiciário, já participa da dança da corrupção. Onde por varias vezes, já fora noticiado pela mídia nacional, casos de compras de sentença; de nepotismo e de tantos outros desvios; a exemplo da prisão do Presidente do Tribunal, e seus pares, de um determinado Estado deste país. É triste, mas é a realidade desta nação verde amarela.

Conheça os produtos da Jurid