Judiciário caminha para reforma administrativa, diz presidente do CNJ

O ministro Gilmar Mendes também participou da solenidade de instalação das primeiras sessões eleitorais em presídios no país, que vão permitir aos presos provisórios o direito de votar nas eleições.

Fonte: CNJ

Comentários: (0)




Ao encerrar oficialmente, nesta terça-feira (15/09) em João Pessoa, o mutirão carcerário realizado na Paraíba, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, pediu apoio aos magistrados e advogados para o cumprimento da Meta 2 do Plano de Nivelamento do Judiciário - que tem a proposta de julgar, este ano, todos os processos ajuizados até 31 de dezembro de 2005. "Quando falamos no cumprimento da Meta 2 não estamos falando de expansão dos nossos serviços e sim, de construção de um novo Judiciário. Em 2010 vamos ter condições de fazer um planejamento estratégico, ou seja: o Judiciário está se reformando, se reestruturando e caminhando para uma grande reforma administrativa, que é o que o Brasil precisa", enfatizou.

Segundo, ainda, o ministro Gilmar Mendes, ações diversas, promovidas pelo CNJ ao longo do último ano, como as de virtualização das varas de Execução Penal, ressocialização de apenados e implantação de núcleos de advocacia voluntária em unidades prisionais "marcam uma nova atitude no campo da Justiça criminal no Brasil".

O presidente do CNJ cumpriu ampla agenda em João Pessoa. Além do encerramento do mutirão, ele conheceu a Vara de Execuções Penais (VEP) virtual da capital paraibana, que a partir de agora servirá de modelo para todo o país, onde um processo pode ser localizado em menos de um minuto. Ao conhecer a vara, ele chamou a atenção para a necessidade de se ampliar, no Judiciário brasileiro, o processo eletrônico que, em sua opinião, proporciona maior segurança jurídica aos processos criminais e, sobretudo, confere celeridade aos processos.

O ministro Gilmar Mendes também participou da solenidade de instalação das primeiras sessões eleitorais em presídios no país, que vão permitir aos presos provisórios o direito de votar nas eleições.

Palavras-chave: reforma

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/judiciario-caminha-para-reforma-administrativa-diz-presidente-cnj

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid