Joaquim Barbosa critica advogados do mensalão que pretendem acionar OEA

Segundo o relator do mensalão, a legislação e a jurisprudência brasileira não permitem recurso nos casos que envolvem réus com foro privilegiado

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (2)




O ministro Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta terça-feira (9) os advogados que pretendem acionar a Organização dos Estados Americanos (OEA) contra a condenação de seus clientes. O ministro falou com jornalistas após a sessão desta terça-feira.


“Pergunte a eles [os advogados] se já leram a Constituição brasileira, pergunte a eles se o Brasil é um país soberano o suficiente para tomar suas decisões de maneira soberana”, protestou o ministro. Segundo Barbosa, a legislação e a jurisprudência brasileira são pacíficas em não permitir recurso nos casos que envolvem réus com foro privilegiado, como é o caso do processo do mensalão.


De acordo com o ministro, o argumento de que o juiz que instrui o processo (ouve testemunhas, colhe provas) não pode julgar é falacioso. “É enganar o público leigo e ganhar dinheiro às custas de quem não tem informação”, disparou Barbosa.


O relator ainda informou que amanhã (10) deve julgar dois capítulos do mensalão de uma só vez: o sétimo, que trata do crime de lavagem de dinheiro envolvendo integrantes do PT e do PL, e o oitavo, que trata dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas envolvendo o publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes.


O STF concluirá amanhã a análise de quatro dos sete capítulos da denúncia do Ministério Público Federal (MPF). Até o momento, 25 dos 37 réus já foram condenados por diversos crimes, como peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Palavras-chave: Mensalão; Crítica; Defesa; Condenação; Julgamento; Corrupção

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/joaquim-barbosa-critica-advogados-do-mensalao-que-pretendem-acionar-oea

2 Comentários

jurandy pessuto advogado11/10/2012 11:28 Responder

A Justiça brasileira devia contar com mais Joaquins Barbosas para por um basta na corrupção que campeia neste Pais. Parabens, agora já presidente do STF, Dr. Joaquim Barbosa. Que Deus lhe dê muita saúde e força para continuar na sua luta.

Giordani Flenik advogada11/10/2012 12:16 Responder

Realmente, nem tudo está perdido! Quando vemos a postura de um Joaquim Barbosa como este, a esperança volta a existir!!

Conheça os produtos da Jurid