Itália pergunta se Brasil tem presídio que respeite direitos para Pizzolato

PGR pediu ao Supremo para indicar presídio na hipótese de extradição. Condenado no processo do mensalão do PT, Pizzolato está preso na Itália

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (3)




O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta terça-feira (15) que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, indique estabelecimento prisional para abrigar o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, caso o governo italiano decida pela extradição.


Condenado pelo Supremo no processo do mensalão do PT, Pizzolato fugiu para a Itália. O mandado de prisão contra ele foi expedido em 15 de novembro. Em 5 de fevereiro, o ex-diretor do BB foi detido em Maranello, na Itália. Atualmente, está preso na cidade de Modena.


Rodrigo Janot afirmou que as autoridades italianas querem saber se existe penitenciária no Brasil que respeite "os direitos fundamentais da pessoa humana".


O pedido de um estabelecimento prisional para Pizzolato foi feito ao Supremo porque Janot entende que cabe ao Judiciário decisões sobre a execução da pena. Paralelamente, o procurador-geral fez o mesmo pedido para o Ministério da Justiça.


"Tal petição atende a provocação do Ministério Público italiano junto ao Tribunal de Apelação de Bolonha, cujo teor foi veiculado em mensagem da Interpol datada de 11 de abril de 2014, e tem por base o artigo 12 do Tratato de Extradição Ítalo-brasileiro de 1989. O objetivo é o esclarecimento quanto à existência de unidade carcerária em que sejam respeitados os direitos fundamentais da pessoa humana", diz Janot no documento enviado a Barbosa.

Palavras-chave: mensalão direito penal extradição

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/italia-pergunta-se-brasil-tem-presidio-que-respeite-direitos-para-pizzolato

3 Comentários

seu nome sua profiss?o16/04/2014 19:06 Responder

Ele é rico, ficar preso no Brasil com dinheiro é pura mordomia e logo logo estará solto, se quiser pagar.

rafael autonomo17/04/2014 7:24 Responder

TEM QUE CONSULTAR É O CESARE BATISTI E O LULA! ELES SIM, PODEM DAR AS INFORMAÇÕES ADEQUADAS!

Dr. Aloisio Jose de Oliveira advogado18/04/2014 11:06 Responder

Na certa o MP italiano quer saber se o Brasil tem prisão cinco (5) estrelas. Café da manhã com, jornais e revistas do dia ou semana, com brioches, suco de laranja, queijo branco, torradas, leite, iorgurtes, mel e geleias. Almoço com cardápio a escolher. Chá da tarde com torradas e frutas. Jantar com \\\"consomé\\\" de entrada e cardápio a escolher. Chá da noite com torradas e geleias. Televisão \\\"leds\\\" de 40\\\" color, aparelho de som e Play Station para divertimentos. Instrumentos musicais para lazer, sala de jogos com snooker e outros. Terraço para sol da manhã e piscina. Se tiver isso eles liberam.

Conheça os produtos da Jurid