Investigado por suposta venda de sentenças pede acesso a teor de escutas telefônicas

O advogado A.L.C. pediu Habeas Corpus (HC 99646) no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir acesso ao conteúdo das interceptações telefônicas que embasaram a ação penal a que responde.

Fonte: STF

Comentários: (1)




O advogado A.L.C. pediu Habeas Corpus (HC 99646) no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir acesso ao conteúdo das interceptações telefônicas que embasaram a ação penal a que responde. Ele é investigado pela Polícia Federal por suposto envolvimento num esquema de venda de sentenças judiciais.

De acordo com seus advogados, o fato de não conhecer o conteúdo das escutas caracteriza ?violação ao exercício de ampla defesa? e ao direito constitucional de produzir prova para contestar a acusação. Sustenta também que é de ?grande importância para qualquer defesa o esclarecimento acerca dos procedimentos de interceptação?.

A defesa alega que é fundamental saber a data das decisões judiciais que autorizaram as interceptações telefônicas; a data em que as operadoras foram efetivamente oficiadas sobre a autorização judicial para monitoramento; a data em que as operadoras efetivamente começaram as interceptações e a data em que os trabalhos de monitoramento foram concluídos pelas operadoras. Acrescenta que o acesso às interceptações garantirá à defesa a ?segurança jurídica? acerca da lisura das provas.

Com esses argumentos, a defesa pede que lhe seja franqueado o acesso as respostas fornecidas pelas operadoras de telefonia a justiça federal. Mas, enquanto não houver decisão, pede liminar para suspender a ação penal que tramita na 6ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

Pedido idêntico já foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). No Supremo, o relator do caso é o ministro Marco Aurélio.

Processo relacionado
HC 99646

Palavras-chave: escutas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/investigado-por-suposta-venda-sentencas-pede-acesso-teor-escutas-telefonicas

1 Comentários

carlos tec.manutenção28/06/2012 19:29 Responder

Acredito na justiça, e profissionais a quem confiamos parte da nossa vida para nos representarem diante dos magistrados e acabam com nossas esperanças para que seja feita justiça, eu mesmo nesta semana tenho essa sensação, depois de uma causa ganha no tribunal da região a empresa entrou com recurso, o advogado não me informou das decisões que ocorreram e nem mesmo apelou para todos os recursos cabíveis. Acho que ocorreu um típico caso de venda de sentença negociado nos bastidores dos tribunais, e agora a quem recorro? se puder me ajudar agradeço.

Conheça os produtos da Jurid