Interesse da União prevalece sobre direito de propriedade de particulares

Autores deveriam ter ajuizado ação de desapropriação indireta, uma vez que o interesse público é protegido

Fonte: TRF da 1ª Região

Comentários: (0)




A 2ª Turma Suplementar do TRF da 1ª Região negou provimento à apelação de particulares contra sentença que negou sua reivindicação de propriedade sobre área onde a União instalou, há mais de vinte anos, Estação Experimental de Piscicultura.


Ao analisar o recurso, a relatora, juíza federal convocada Rosimayre Gonçalves de Carvalho, entendeu que “aplica-se ao caso o princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse particular, regra geral do direito, inerente a qualquer sociedade e também condição de sua existência".


A magistrada frisou que os autores deveriam ter ajuizado ação de desapropriação indireta, uma vez que o interesse público é protegido e a União não tem título válido de propriedade da terra que foi cedida por pessoa ilegítima. Acrescentou que o prazo prescricional da ação de desapropriação indireta é de 20 anos, de acordo com a Súmula 119 do Superior Tribunal de Justiça.


Por fim, a relatora manteve a União na posse, assegurando o direito de os apelantes ajuizarem a ação adequada para garantir seu direito.


A decisão foi unânime.

Palavras-chave: Interesse União Direito Propriedade Particular

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/interesse-da-uniao-prevalece-sobre-direito-de-propriedade-de-particulares

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid