INSS reajusta 17.309 aposentadorias em maio

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou ontem o reajuste de até 39,67% para 17.309 aposentados e pensionistas.

Fonte: Agora São Paulo

Comentários: (0)




REAJUSTE DO TERCEIRO LOTE ACONTECE EM MAIO PARA 17.309 APOSENTADOS QUE FORAM PREJUDICADOS POR CAUSA URV. AUMENTO PODE SER DE ATÉ 39,67%

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou ontem o reajuste de até 39,67% para 17.309 aposentados e pensionistas. O reajuste será incluído nos pagamentos do próximo mês. Os aposentados fazem parte do terceiro lote de ações julgadas no dia 26 de fevereiro pelo Juizado Especial Federal Previdenciário.

Na época, foram julgadas 20.037 ações. Porém, segundo o INSS, 2.728 casos apresentaram "inconsistência de dados" e serão devolvidos para o juizado sem revisão.

Hoje é último dia para o INSS fazer a alteração no valor dos benefícios que serão pagos em maio. Por isso, as ações que apresentaram problemas no cadastramento não serão reajustadas no próximo mês. Segundo o INSS, quando for feito a regularização dos dados, esses benefícios serão reajustados com correção monetária, da mesma forma que aconteceu com outros casos que também eram pendentes.

Os aposentados que conseguiram o reajuste entraram na Justiça pedindo a revisão do cálculo inicial de concessão do benefício, pois, entre março de 1994 e fevereiro de 1997 o INSS não aplicou o índice de 39,67% nos salários de contribuição quando houve a mudança da moeda. Na época, era utilizada a URV (Unidade Real de Valor) para atualizar os valores no cálculo dos benefícios concedidos.

Além do reajuste no valor mensal dos benefícios, os aposentados e pensionistas também terão direito ao pagamento da diferença entre o valor recebido e o cálculo correto não paga nos últimos cinco anos de benefícios. Ainda não há data prevista para o pagamento dos atrasados das ações julgadas que foram julgadas em fevereiro.

Próximos lotes

Segundo o Juizado Especial Federal Previdenciário, o próximo julgamento em bloco deve ocorrer até o dia 30 deste mês, com mais de 20 mil ações julgadas procedentes.

Em maio, será feito novo julgamento em bloco. Por conta do aumento na memória dos computadores do juizado, será possível julgar cerca de 50 mil ações.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/inss-reajusta-17309-aposentadorias-em-maio

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid