Homem que exibiu órgão genital em público é condenado por ofensa ao pudor

Os bons costumes e a moralidade sexual são bens jurídicos protegidos pela Lei.

Fonte: TJRS

Comentários: (0)




Os bons costumes e a moralidade sexual são bens jurídicos protegidos pela Lei. Com esse entendimento, a Turma Recursal Criminal dos Juizados Especiais do Estado confirmaram a condenação de homem por importunação ofensiva ao pudor. Ele exibiu o órgão genital à menina que passava em frente a sua casa, acompanhada da mãe, na cidade de Arvorezinha. Além do gesto obsceno, também disse para a menor: ?Isto é para você.?

Os magistrados mantiveram a pena imposta de 10 dias/multa referente a 1/30 do salário mínimo nacional.

Recurso

O réu recorreu da sentença condenatória. Postulou a absolvição, invocando o princípio da insignificância ou pela insuficiência probatória.

A Juíza-relatora Cristina Pereira Gonzáles salientou que o recorrente foi denunciado pelo delito previsto no artigo 61 da Lei de Contravenções Penais: ?Importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor?. Para a magistrada, a conduta do recorrente enquadra-se perfeitamente no tipo contravencional.

A Juíza esclareceu que o fato encontra respaldo no boletim de ocorrência e na prova oral produzida, com testemunho da vítima e da mãe dela. Acrescentou, ainda, que o pudor, entendido como sentimento de vergonha ou recato sexual, encontra proteção legal, que mais se justifica em locais a exemplo da pequena e interiorana Comarca de Arvorezinha. ?Onde os bens jurídicos da moral e dos bons costumes ainda são preservados e valorizados.

O réu não teve direito à transação penal porque já havia recebido o benefício em período inferior a cinco anos. Como também não compareceu à audiência de instrução, a proposta de suspensão condicional do processo ficou prejudicada.

Votaram de acordo com a relatora, as Juízas Ângela Maria Silveira e Laís Ethel Corrêa Pias. A sentença de 1º Grau foi proferida pelo Juiz José Pedro Guimarães do Juizado Especial Criminal de Arvorezinha.

Processo nº 71001766252

Palavras-chave: homem

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/homem-que-exibiu-orgao-genital-em-publico-e-condenado-por-ofensa-ao-pudor

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid