Governo publica portaria com direitos para presos gays e travestis

Pelas normas, presos LGBT poderão ficar em espaços separados

Fonte: G1

Comentários: (2)




A Secretaria de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, publicou nesta quinta-feira (17) uma portaria com normas para o recebimento de presos gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros em presídios do país. Entre as normas está a de que aos presos gays e travestis em presídios masculinos deverão ser oferecidos espaços de convivência específicos.


A portaria também prevê que o preso LGBT tem o direito, se preferir, de ser chamado pelo nome social. Além disso, o nome social deve constar no registro de admissão no estabelecimento.


Segundo o texto, que passa a vigorar  a partir desta quinta, data de publicação, as pessoas transexuais masculinas e femininas deverão ser encaminhadas para as unidades prisionais femininas.


Aos presos LGBT será dado o direito de escolher roupas masculinas ou femininas e também de manter o cabelo comprido. As visitas íntimas estão garantidas, como para os outros presos.


O texto ainda garante que o cônjuge do preso LGBT, inclusive do mesmo sexo, receba o benefício do auxílio-reclusão.

Palavras-chave: direitos humanos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/governo-publica-portaria-com-direitos-para-presos-gays-e-travestis

2 Comentários

LUISA BENTO PIRES MIRANDA OPERADORA DE COMPUTADOR17/04/2014 21:53 Responder

SERÁ QUE A EQUIPE DE DIREITOS HUMANOS JA FOI AOS PRESIDIOS FEMININO SABER O QUE AS CUSTODIADAS ACHAM DE DIVIDIR SUAS CELAS COM MACHOS DA ESPECIE HUMANA QUE SE AUTOROTULAM DE MULHERES MAS BIOLOGICAMENTE NAO SAO? QUAIS AS EQUIPES DE ESPECIALISTAS JA PREPARARAM ESTAS MULHERES NO SEU PSICOLOGICO PARA ACEITAR COMO NORMAL CONVIVER COM MACHOS VESTIDOS DE FEMEAS ?UMA COISA SERIA MANDAR AS LESBICAS PRO PRESIDIO FEMININO . SERÁ QUE ISTO NAO ESTA FERINDO NENHUM DOS PRINCIPIOS CONSTIUCIONAIS. SE OS MACHOS HOMOSEXUAIS VAO PARA O PRESIDIO FEMININO, AS FEMEAS LESBICAS DEVERIAM IR PARA O PRESIDIO MASCULINO?

tusseana martins advogada23/04/2014 14:34 Responder

Concordo com você Luisa Bento! É bastante constrangedora tal situação... um caso a se pensar...

Conheça os produtos da Jurid