Governo mantém urgência para votação de projetos que trancam pauta da Câmara

São quatro propostas: Marco Civil, destino do FGTS, previsão de porte de arma para agentes prisionais e criação de cargos no MinC

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (0)




O governo federal não vai recuar e decidiu manter o regime de urgência na tramitação de projetos prioritários que aguardam uma votação na Câmara dos Deputados, como o projeto que define o Marco Civil da Internet (PL 2.126/11) e o Projeto de Lei Complementar (PLP 328/13), do Executivo, que destina multa adicional do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), nos casos de demissão sem justa causa, para o Programa Minha Casa, Minha Vida. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (10/12) pela assessoria da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.


Com a intenção de avançar nas votações ainda este ano, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)  se reuniu no final da semana passada, com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para tentar convencer o Executivo a ceder em alguns pontos, retirando a urgência destas matérias que trancam a pauta da Casa, sem sinais de consenso entre os parlamentares.


A ideia do presidente da Casa Legislativa era garantir, pelo menos, a votação de uma agenda positiva de propostas que aguardam a liberação da pauta, como projetos que tratam do crime hediondo, da regulamentação do trabalho doméstico e das biografias.


Na segunda-feira (9), líderes da base aliada já antecipavam a decisão do Planalto. O deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que as urgências dos quatro projetos que trancam a pauta da Casa não seriam retiradas. Com o sinal do governo, Guimarães defendeu um esforço para limpar o máximo possível a pauta votando os vetos presidenciais, com sessão agendada para o início da tarde desta terça-feira (10) a revisão do Plano Plurianual e a Lei Orçamentária de 2014.


Quatro matérias que tramitam em regime de urgência solicitada pelo governo impedem que outras votações ocorram na Câmara. Além do Marco Civil e do destino do FGTS, matérias que preveem o porte de arma para agentes prisionais (PL 6.565/13) e a criação de cargos no Ministério da Cultura (PL 6.655/13) também trancam a pauta.

Palavras-chave: marco civil da internet poder legislativo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/governo-mantem-urgencia-para-votacao-de-projetos-que-trancam-pauta-da-camara

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid