Governo de SP determina novas datas para vencimento do IPVA

Contribuintes poderão pagar imposto já vencido entre 22 e 26 de janeiro. Lentidão na rede bancária está inviabilizando o pagamento.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Contribuintes poderão pagar imposto já vencido entre 22 e 26 de janeiro. Lentidão na rede bancária está inviabilizando o pagamento.

O governo de São Paulo divulgou nesta terça-feira (12) novas datas de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para donos de veículos com placas final 1, 2 ou 3. Os motoristas terão entre os dias 22 e 26 de janeiro para quitar o imposto ou optar pelo parcelamento.

Os contribuintes têm enfrentado problemas no pagamento do imposto em São Paulo por causa de lentidão no sistema na rede bancária. Donos de carro com placa final 1 deveriam ter pago o imposto até o dia 8 de janeiro; quem tem carro com placa final 2 tinha até esta segunda-feira (11); e os que têm placa final 3 daveriam pagar o IPVA nesta terça-feira (12).

A Secretaria da Fazenda afirmou que vai ajustar o sistema para que esta operação seja realizada e os contribuintes tenham acesso aos benefícios previstos nas regras do IPVA.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que a falha está no servidor da Prodesp, por isso os caixas das agências bancárias, os caixas eletrônicos e o sistema pela internet estão apresentando problemas para recebimento do imposto.

Segundo a assessoria, a Prodesp emitirá nota à imprensa ainda nesta terça-feira (12) com os pontos onde foram detectados lentidão no sistema e as razões técnicas da falha.

Multa

De acordo com a legislação em vigor, o IPVA quando não pago no prazo se sujeita a acréscimos moratórios de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20%, calculado sobre o valor do imposto. Sobre o valor do imposto, acréscimos moratórios e eventual multa, serão exigidos ainda juros de mora calculados com base na taxa Selic.

Palavras-chave: IPVA

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/governo-de-sp-determina-novas-datas-para-vencimento-do-ipva

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid