Governo de SP decreta fim de firma reconhecida e cópias autenticadas

Fonte: Jornal O Globo

Comentários: (4)




Palavras-chave: cópia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/governo-de-sp-decreta-fim-de-firma-reconhecida-e-copias-autenticadas

4 Comentários

Alexandre cartorario25/01/2008 12:10 Responder

Não podemos ter como parâmetro países europeus. Na França, por ex., a transmissão de bens imóveis se dá pela tradição, não pelo registro. Imagine se aqui fosse assim? Infelizmente temos que reconhecer que o povo brasileiro, de uma forma geral, não é de boa índole. Medidas como essa só fazem despertar o interesse em calotes ou coisa parecida. Não se utilizam dessas facilidades para o bem, mas em grande maioria, para obtenção de vantagens. Talvez os preços poderiam ser revistos sim, mas eliminar totalmente é um absurdo. Com tanta burocracia sempre encontram um jeito de burlar a lei e prejudicar terceiros, imagimem sem ela.

Orias Borges leal Advogado25/01/2008 12:51 Responder

Todos os poderes públicos do Brasil, a nível Municipal, Estadual e Federal deveriam adotar esta prática. O Governador de São Paulo está de Parabéns. É um absurdo o que existe hoje em todo o Brasil. O preço de cópias autenticadas é altíssimo, chega a ultrapassar o valor de R$ 3,00 cada cópia. Pede-se cópia autenticada de tudo. Até das testemunhas que assinam em processos de constituição de firma para registro em junta comercial e outros órgãos e em no mínimo 3 vias de cada documento. Isto é que se poderia chamar de enriquecimento sem causa dos Cartórios. Aliás, o Poder Legislativo Federal, ao invés de estar preocupado com seus próprios problemas internos, deveria propor uma Lei Federal para acabar com esta prática, que é um assalto à mão armada no bolso do todos aqueles que precisam de lidar com os órgãos públicos, incluindo aí o Poder judiciário. Já houve no passado até um Ministério da Desburocratização, cujo Ministro era o Beltrão, mas foi bom enquanto durou.

Luiz de Carvalho Ramos Advogado25/01/2008 13:21 Responder

Muito bem se houve todo aquele que pugnou pela boa causa.

Sergio Alves Advogado25/01/2008 14:33 Responder

O cartorário , Sr. Alexandre, pode até protestar pelo fato de seus interesses pessoais terem sido prejudicados pelo decreto do Gov.Serra, mas afirmar que os povo brasileiro, em geral, tem má índole é um pouco demais. Será que a dor no bolso é tão forte a ponto de obscurecer a mente ?

Conheça os produtos da Jurid