Funk pode ser considerado expressão da cultura popular brasileira

Projeto de Lei 4124/08 - define o funk como forma de manifestação cultural popular e determina que o Poder Público garanta as condições para a democratização da sua produção e veiculação musical.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (1)




Proposta apresentada pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) - Projeto de Lei 4124/08 - define o funk como forma de manifestação cultural popular e determina que o Poder Público garanta as condições para a democratização da sua produção e veiculação musical.

Chico Alencar enfatizou que o movimento funk é hoje, no País, uma atividade de lazer e cultura popular das mais importantes, reunindo mais de 1 milhão de jovens todos os fins de semana, apenas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. "Entre cantores, MC's, grupos de dançarinos e DJ's cariocas renomados, estima-se haver atualmente mais de mil em atividade conhecidos no País e, alguns deles, até no exterior", informou.

Preconceito

O deputado Chico Alencar, que também é professor de História, lembra que outros gêneros como o maxixe e o samba já foram alvo de preconceito. "Houve época em que, no Brasil, era proibido sambar! Hoje, é o funk que enfrenta toda ordem de preconceitos e tentativas de desmobilização por parte de segmentos da sociedade que discriminam manifestações culturais das classes menos abonadas, sobretudo as ligadas à cultura negra". O parlamentar ressalta ainda que a mídia nacional freqüentemente refere-se ao funk de modo preconceituoso, associando-o, em palavras ou imagens, à marginalidade, à violência e ao tráfico e consumo de drogas.

Pela proposta, o Poder Público deverá garantir a proteção do funk e dos direitos dos artistas do movimento - reconhecidos como agentes da cultura popular. Deverá ser assegurada a livre realização das festas e dos bailes para sua promoção. O projeto define também que a discriminação e o preconceito contra o movimento funk e seus integrantes estarão sujeitos às penas previstas em lei.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: PL-4124/2008

Palavras-chave: cultura

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/funk-pode-ser-considerado-expressao-da-cultura-popular-brasileira

1 Comentários

Alessandra Vieira jornalista16/07/2013 19:59 Responder

Desde quando isso é arte?? E o que ela te acrescenta culturalmente? Essa manifestação, da forma como se apresenta, deveria ser execrada e extinta, pois morro de vergonha de dizer que sou brasileira quando vejo o exibicionismo corporal se sobrepondo á música de fato, e as letras de dúbio sentido expondo à pornografia da mulher como mero objeto sexual. Pra virar arte, o funk teria que se adequar aos padrões do que se entende por cultura, que seria agregar: bom gosto, originalidade, expressão de um povo, com contribuição social. E o funk no Brasil tá bem longe disso!! Dança um quadradinho de 8 lá fora pra ver se alguém vai achar que isso de arte. Concordo quando se diz ?hoje em dia, não precisa ter conhecimentos musicais, nem mesmo dinheiro, basta compartilhar na rede e se o povo gostar é sucesso na certa?. E é verdade, a arte hoje independe de conhecimento, por isso exite uma vasto lixo musical que muitos insistem em chamar de arte e a mídia absorve. Nossas crianças estão crescendo ouvindo o detrito do detrito do que existe de pior em termo musical e isso é preocupante. O Brasil é pobre culturalmente, nossa educação é a pior que existe, e pra completar, nossos jovens estão se distanciando do bom gosto e ficando alienados com tanto lixo que é jogado aos seus ouvidos. Acordem enquanto é tempo!!

Conheça os produtos da Jurid