Fuga de gato de clínica veterinária gera dever de indenizar

Estabelecimento teve conduta omissa.

Fonte: TJSP

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A 34ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo majorou o valor da indenização por danos morais devida por clínica veterinária aos donos de gato que fugiu das dependências do estabelecimento. O montante foi fixado em R$ 5 mil.


Segundo os autos, a gata de estimação dos autores fugiu da clínica ré, onde estava internada, e não foi mais encontrada. O relator do recurso, desembargador Tercio Pires, destacou que o dano extrapatrimonial é caracterizado pelas consequências da conduta omissa da clínica, responsável pela guarda e vigilância do animal “O que caracteriza dano extrapatrimonial, urge lembrar, é a consequência da ação - ou omissão - desencadeadora de aflição física ou espiritual, dor ou qualquer padecimento à vítima, em conjugação com o menoscabo a direito inerente à personalidade da pessoa, como a vida, integridade física, liberdade, honra, vida privada ou ainda a de relação.”


O magistrado afirmou, ainda, que o valor maior da indenização é “razoável, no contexto, à atenuação da lesão experimentada pelos autores” e repara melhor prejuízo suportado.


Participaram do julgamento, que teve votação unânime, a desembargadora Lígia Araújo Bisogni e o desembargador Soares Levada.


Apelação nº 1003295-98.2020.8.26.0625

Palavras-chave: Indenização Danos Morais Fuga Gato Clínica Veterinária Conduta Omissa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/fuga-de-gato-de-clinica-veterinaria-gera-dever-de-indenizar

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid