Fraudes marcam o "sucesso" do ENEM, OAB-SP se posiciona

Exame Nacional do Ensino Médio causa confusão em alunos, OAB-SP é a favor da anulação

Fonte: Marcele Tonelli/ Jornal Jurid

Comentários: (7)





Problemas no sistema de inscrição, vazamentos de dados pessoais de inscritos, erros no cartão de resposta, possíveis fraudes no sistema, essa é a realidade de um dos exames nacionais mais polêmicos do Brasil.

Aplicado neste último final de semana e com 4,6 milhões de inscritos o Exame Nacional do Ensino Médio em 2010 foi marcado por tumultos e erros.  Criado com objetivo de avaliar a qualidade do Ensino Médio brasileiro, o Enem também é utilizado por Universidades como ferramenta de pontuação para o acesso da população ao ensino superior.


A primeira grande confusão após um tumulto com as inscrições no exame aconteceu no dia da avaliação, após um erro de encarte das folhas nos cadernos de prova que estavam com cores misturadas. Para evitar a cola, o Enem tem quatro versões de prova: amarelo, azul, rosa e branco que possuem as mesmas questões porém em ordens diferentes. Em milhares de casos, as folhas do caderno amarelo estavam misturadas com folhas da prova branca e, com isso, os estudantes se depararam com questões repetidas ou ausentes.


Outra falha foi identificada nos cartões de resposta. Embora o número das 90 questões no caderno de prova e no cartão coincidissem, havia discrepância no cabeçalho do gabarito. As 45 questões de ciências humanas estavam sob a tarja ciências da natureza e vice-versa, o que gerou dúvidas nos participantes.


De acordo com o Inep os fiscais foram orientados a esclarecer os problemas aos alunos. Mas muitos candidatos, em vários Estados, afirmaram que não foram alertados sobre o erro ou que receberam orientações equivocadas. Houve ainda casos em que a classe só recebeu o aviso horas depois do início da prova. Muitos afirmaram que se confundiram ou não tiveram tempo de fazer a marcação certa.


Aluno é pego tirando foto de prova


Outra confusão aconteceu na Pampulha, em Belo Horizonte, após um candidato que fazia o Exame Nacional do Ensino Médio no câmpus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ser pego por suspeita de tentar fraudar a prova via celular através de fotografias. Ele teria sido flagrado fotografando a prova e enviando para alguém, que mandava de volta as respostas das questões. O estudante foi levado para a sede da Polícia Federal na capital mineira, prestou depoimento e foi liberado.


A Policia Federal instaurou procedimento para apurar a suspeita de tentativa de fraude. A organização do Enem proíbe a entrada com telefones celulares, mas não há detectores de metal ou qualquer outro tipo de segurança que impeça os alunos de entrarem portando os aparelhos.


MEC poderá processar alunos e repórter


Um repórter de Recife do Jornal do ComÉrcio conseguiu entrar num dos locais de prova com um celular ligado no bolso e  revelou, antes do término do horário de sigilo, o tema da redação do Enem. Conforme página no Twitter, o MEC afirmou que o jornalista poderá ser processado. "Cometeu ato ilícito ao atentar contra as regras do certame", dizia o texto publicado na rede social.


Em seu portal on-line o Jornal afirma que o repórter só quis mostrar a fragilidade do concurso.


O MEC também ameaçou processar os estudantes que publicaram mensagens relatando ter acessado o Twitter durante a realização da prova. Alguns deles disseram ter usado a rede social para pedir cola.

 

Mesmo com falhas MEC aponta "sucesso" de ENEM


"Missão cumprida", disse o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto. "As falhas acontecem", minimizou. Segundo ele, os problemas com os cartões de resposta e as provas com questões ausentes ou repetidas não abalaram a credibilidade do exame, não houve falha na segurança durante a aplicação das provas, e nenhum estudante será prejudicado.


Após apontadas fraudes e diversas falhas no exame, o Ministério da Educação, para diminuir o estrago adotou ontem o discurso de que o exame deste ano foi, segundo palavras das autoridades, um "sucesso".


O discurso do governo parece uma tentativa de impedir a ressurreição da crise de 2009 - quando o Enem foi anulado por conta do vazamento das provas.


"É um processo complexo, humano e pode ter falhas", afirmou Soares Neto. "Não vejo como isso possa minar o Enem", disse. "Me sinto muito orgulhoso em ter liderado esse processo. Não houve problemas graves", reforçou.


OAB-SP se posiciona


Os erros podem levar à anulação da prova, segundo a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil.


Para o advogado Edson Bortolai, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-SP, a confusão ocorrida na folha de respostas pode induzir o aluno ao erro. "Uma prova não pode ser considerada uma armadilha. O aluno não se preparou para esse tipo erro. Na minha opinião, a prova deveria ser anulada", enfatizou.


Ainda segundo Bortolai, os alunos que tiveram despesas com viagem e hotel ao se sentirem prejudicados pelas falhas poderão procurar o Ministério Público, para entrar com pedido de Ação civil Pública para indenização em benefício de todos que realizaram o exame.


Refazer?


O Ministério da Educação (MEC) afirmou que poderá aplicar outro Enem para candidatos prejudicados no sábado pelo erro de montagem no caderno da prova amarela.  O governo afirmou também que abrirá nesta quarta-feira, no site do Enem (www.enem.inep.gov.br), um requerimento para que alunos prejudicados pela troca do cabeçalho dos cartões de resposta possam pedir a correção invertida. Eles terão até o dia 16 para enviarem seu pedido.


Em sua opinião, qual a melhor medida a ser adotada em casos de falhas e violações de exames com a extensão de um ENEM?

Palavras-chave: ENEM Falhas fraude MEC OAB.

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/fraudes-marcam-o-sucesso-do-enem-oab-sp-se-posiciona

7 Comentários

Fernando Queiroz Advogado08/11/2010 22:40 Responder

A OAB, seja nacional ou a seccional de São Paulo, antes de quaisquer críticas ao ENEM, pertinentes ao caso, olhar seu \\\"próprio rabo\\\". Exemplo farto são os exames de ordem promovidos e que, em todas as edições apresentam, senão fraude, questões mal formuladas e com respostas dúbias.

Elisa Aurélio Advogada 09/11/2010 23:48

Advogado com uma linguagem dessa? É uma pena. Não entendo qual é o seu ganho atacando nossa entidade, que tem erros, lógico, mas que devemos defender em nome da ética, pelo menos. Eu não tenho qualquer reclamação contra a OAB. Será porque não tive problemas com o Exame de Ordem? Acho que não.

Frank Estudante09/11/2010 2:23 Responder

Fernando você advinhou que esses seriam os meus comentários, a OAB nada mais é do que o órgão empaletozado mais corrupto do Brasil, as provas com questões mal formuladas, e ainda tem a regra de porcentagem que eles fazem para anularem uma questão, ou seja, a banca que realiza a prova não tem poder para anular uma questão, e quem anula é a OAB isso é um absurdo. Para o critério de anulação de modo geral eles avaliam as questões de 1 a 100 e as questões que vão ser anuladas caso aumentem o número de aprovados eles optam por anularem outras questões, sendo estas que não aprovem muitos alunos, espero que um dia alguma autoridade comece a cortar as asas da OAB, tudo indica que ela quer se tornar o 4º Poder no Brasil, pois, falta pouco porque já está acima da Contituição Federal fazendo sua reserva de mercado deixando milhões e milhões de bacharéis desempregados.

jose giovannetti advogado09/11/2010 3:01 Responder

A OAB jamais será o 4º. Poder no País, amigo Frank. Ela pode até almejar ser o 4º. Poder, tenta manter as aparências de ser mas não é e nem será. No caso em tela, ora noticiado e comentado - relacionado ao ENEM - não carece de participação da OAB. Ela se intromete já sabendo que quem dará as cartas será o Ministério da Educação, e bem assim que a sua participação no processo é totalmente desnecessária. Vale dizer: quis aparecer no cenário como o fez no caso \\\"Pita\\\" em São Paulo e no caso \\\"Arruda\\\" em Brasília, prejudicando a defesa dos advogados defensores de ambos os governadores, pois que ao pedir a cassação de ditos governadores, na qualidade de entidade de classe dos defensores, fez com que as defesas ficassem comprometidas. Como que os advogados defensores poderiam lutar pela inocênia de seus clientes se a vossa própria entidade de classe rogava pelas condenações e pelas cassações?

Luiz Sergio advogado.09/11/2010 9:54 Responder

A OAB anda intrometendo demais em assuntos alheios. Primeiro deveria procurar solucionar a questão dos bachareis que estão trabalhando de office boys, entregadores de pizzas, tudo para pagar o FIES, para não ver o nome dos seus fiadores pendurados no SPC-SERASA, porque não conseguem passar no exame da OAB. Cursinhos preparatórios surgem aos montes e o coitado do bacharel muitas das vezes não tem dinheiro para pagar o cursinho preparatório. A pergunta que não que calar: Será que a OAB-Seccionais não ganham porcentagem sobre alunos matriculados nestes cursinhos ? Acabem com este maldito exame. Existe uma regra infalivel: No mercado somente ficará os que realmente forem eficientes.

Ivonete Stefani Escrituraria 09/11/2010 17:57

E a outra pergunta que não quer calar:Onde está o dinheiro que a OAB vem roubando dos pobres bachareis? Ela não presta conta não? Ninguem fiscaliza esses caras de pau? Eles podem cometer todas as fraudes possiveis, na provas da ordem! Já o ENEM deve ser investigado!!! CPI na OAB do Brasil Urgente, vamos desmascarar esses engravatados.

Concurseiro Concurseiro09/11/2010 15:02 Responder

Tocar em assunto referente a 4º poder, é demais!! OAB nunca haverá de ser, sequer, uma \\\"possibilidade\\\" de poder, poder-se-ia até gogitar o MP, como a Doutrina vem defendendo, bem antes de qualquer referência à OAB. Ponderem, a OAB é mero instrumento de \\\"controle\\\" quanto a alguns certames, mas NUNCA, NUNCA, um sinônimo de poder.

Patric Advogado09/11/2010 16:44 Responder

Quando se trata de teoria é fácil vislumbrar que a OAB é apenas um mero instrumento de controle, acontece, que ninguém contesta nada que a OAB faz, R$200 reais para se fazer um exame de ordem, cursinhos em todos os cantos do Brasil, provas com questões mal formuladas, fraudes, pra que prova maior que essa, isso faz com que o órgão ganhe força chegando a um patamar de poder incontestável que compromete até um sistema democrático de direito, o MEC no Brasil só serve de enfeite já que daqui uns tempos a reserva de mercado estará ultrapassando barreiras por causa da influência e lobby da OAB.

DR: JOÃO LUÍS ALBERTINO Advogado09/11/2010 22:26 Responder

O mal destas Pessoas que tentam por to dos os meios solucionar situações,é que elas não sabem por onde começar, para se fazer algo, é promordial em primeiro lugar,fazer um longo estudo,de estatisti cas,logisticas, capacidade, pessoal habi litado para a situação, as medidas neces sárias para não falhar em hipotese algu ma; e se esta houver, que não venha pre judicar qualquer candidato; que tal fa lha, seja somente de ordem funcional o outra qualquer,mas que não afete as provas, deste EXAME VEXATÓRIO,on de se mede o gráu de burrice que o aluno alcançou,nos colégios particula- res, estaduais e municipais,o cursinhos. Aos coladores de provas, na faculdade de Direito, os chamados aviões em que da,o Exame da OAB/SP, é perfeito, so consegue o Direito de advogar, o aluno exemplar, e o bem estagário,que presta atenção em tudo e a todos,é chamado de antena parabolica,pega tudo,sabe tudo mas não se mete a besta de ficar em bar zinhos, com barraqueiros(as),tomandos todas, e quando sai da faculdade, e vai prestar o exame da ordem,toma PÁU e depois fala mal do sistema,Caros bacha reis, a vida se resume da seguinte manei ra, ou VOCÊ se Adapta ou VOCÊ É EXCLU IDO, ESTUDEM COM MAIS ATENÇÃO,o exame não é so doutrina,é vivência na área,prucure ser um estagiário.

Conheça os produtos da Jurid