França teve 7 mil casamentos homossexuais após aprovação da lei em 2013

Medida autorizando união gay foi promulgada em maio; número é maior do que o de outros países no ano de aprovação de leis similares

Fonte: Opera Mundi

Comentários: (1)




A França registrou cerca de 7 mil casamentos homossexuais em 2013 desde a promulgação da lei que autoriza esse tipo de união, em maio. Segundo informou nesta terça-feira (14/01) o INSEE (Instituto Nacional de Estatística), três em cada cinco casamentos foram uniões masculinas.


O número de casamentos heterossexuais subiu em 2013 para 231 mil, acrescentou o organismo. A idade média dos casamentos entre homens homossexuais é de 50 anos (e, no caso de homens heterossexuais, 37). No caso de mulheres homossexuais, de 43 anos (e 34 para heterossexuais).


O número de matrimônios entre pessoas do mesmo sexo, segundo o INSEE, é mais elevado que o registrado em outros países europeus no ano da promulgação de leis similares.


O avanço progressivo de casamentos homoafetivos teve seu auge em setembro, com um total de 1.500 uniões, informou a entidade francesa, para quem o número de uniões, tanto homossexuais como heterossexuais, se concentra entre maio e setembro e diminui a partir do outono.


Um quarto das uniões entre pessoas do mesmo sexo aconteceu em cidades de mais de 200 mil habitantes, e Paris somou 14% delas.


Até a aprovação da nova lei, a única união legal permitida aos homossexuais na França era o Pacto Civil de Solidariedade, uma forma de união civil aprovada em 1999, sob o governo socialista de Lionel Jospin, bastante mais restritiva que o casamento.


Em 2012, segundo o INSEE, foram concluídos 160.200 pactos entre casais heterossexuais, e 7 mil entre casais do mesmo sexo.

Palavras-chave: direito internacional direito civil direitos humanos casamento gay

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/franca-teve-7-mil-casamentos-homossexuais-apos-aprovacao-da-lei-em-2013

1 Comentários

essio de moraes aposentado15/01/2014 12:21 Responder

Falta o bom senso aos parisienses! Será que Gal. De Goulle concordaria com isso?

Conheça os produtos da Jurid