Filha de doméstica criada por patrões tem direito à herança da mãe afetiva

Ficou devidamente comprovado que à autora foi dedicado o mesmo afeto e oportunidades concedidas aos filhos biológicos do casal

Fonte: TJSC

Comentários: (1)




A 4ª Câmara de Direito Civil do TJ reconheceu a existência de paternidade e maternidade socioafetiva no caso de uma mulher que, filha de empregada doméstica, a partir dos quatro anos de idade foi criada como se filha fosse pelos empregadores, após a morte da mãe biológica. Eles tinham, assim, a guarda provisória da menina.


A prova dos autos revela, como indicado pelo relator, desembargador Jorge Luiz da Costa Beber, que à autora foi dedicado o mesmo afeto e oportunidades concedidos aos filhos biológicos do casal. Ambos figuraram, ainda, como pais nos convites para o baile de debutantes e o casamento da demandante, que era inequivocamente tratada como membro do núcleo familiar.


Com a morte da mãe afetiva, excluída a autora da respectiva sucessão, iniciou-se o litígio, que culminou com a declaração da paternidade e maternidade socioafetiva para todos os fins hereditários, já na comarca de origem.

Palavras-chave: Adoção; Herança; Família efetiva; Direitos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/filha-de-domestica-criada-por-patroes-tem-direito-a-heranca-da-mae-afetiva

1 Comentários

luiz carlos couto braga advogado23/10/2012 21:52 Responder

Meus cumprimentos ao Dr. Beber, meu colega de Faculdade, pela confirmação em segunda instância de matéria inovadora e de relevante cunho social. Decisão de vanguarda. Parabéns.

Conheça os produtos da Jurid