Fernando Henrique Cardoso diz que 'é um erro' e 'escandaloso' Lula ser nomeado para Casa Civil

Segundo FHC, ao nomear Lula para a Casa Civil, a presidente Dilma Rousseff abre espaço para mais questionamentos e cobranças do Congresso.

Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários: (1)




O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que "é um erro do ponto de vista da organização do governo" e "escandaloso" o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser nomeado ministro-chefe da Casa Civil do governo Dilma Rousseff.


FHC foi ovacionado pela plateia formada em sua maioria por corretores quando, ao responder uma pergunta sobre infraestrutura, afirmou que não é possível dirigir o país sendo analfabeto, numa referência ao ex-presidente Lula, que concluiu o ginásio e se formou em um curso técnico de torneiro mecânico pelo Senai.


"Tem que ter cabeça nova, não é só ser político, é preciso conhecimento. Conhecimento é fundamental. Você não pode dirigir esse país sendo analfabeto. Não dá", afirmou o tucano, em evento da seguradora Tokio Marine, na manhã desta quarta-feira (16).


Segundo FHC, ao nomear Lula para a Casa Civil, a presidente Dilma Rousseff abre espaço para mais questionamentos e cobranças do Congresso.


"Por aí não vai. A Casa Civil no Brasil, e isso eu disse a ele lá atrás, é o comando da máquina administrativa do governo, não é da política. Alguém tem que comandar a máquina administrativa para as coisas acontecerem. Se nomear um político para o comando da Casa Civil vai se fazer confusão entre política e administração e isso vai servir para o Congresso cobrar", afirmou FHC.


O tucano conclamou a sociedade a "reagir energicamente" contra a nomeação de Lula como ministro. "Acho escandaloso uma pessoa ser ministro no momento em que pode se tornar réu em um processo. É muito esquisito, aumenta a crise moral", disse.


Alvo da Lava Jato, Lula ganha prerrogativa de foro privilegiado ao ser nomeado auxiliar da presidente Dilma. Em caso de denúncia, a ação terá de ser julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), saindo da alçada do juiz Sérgio Moro.


FHC também afirmou que a sociedade também tem de reagir em relação às propostas de Lula para a economia."Ele está agora numa fase de baixar juros e aumentar o crédito. É uma volta para trás, é um mau momento. Se seguir nessa direção, se o poder político dele aumentar, vai atrasar mais", afirmou.


De acordo com o tucano, "se a sociedade não reagir com força", a possibilidade de crescimento do país será retardada. "O presidente Lula é competente no jogo político e ele vai usar sua capacidade para postergar decisões", disse FHC.


Segundo o ex-presidente, com a nomeação de Lula para a Casa Civil o Brasil não vai sair "desse círculo que é a causa de todos males".

Palavras-chave: Operação Lava Jato FHC Dilma Rousseff Luiz Inácio Lula da Silva Nomeação Ministro da Casa Civil

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/fernando-henrique-cardos-diz-que-e-um-erro-e-escandaloso-lula-ser-nomeado-para-casa-civil

1 Comentários

Francisco dos Anjos Escritor17/03/2016 13:03 Responder

Erro, meu caro Fernandinho, foi o seu governo! Esperamos e toda a sociedade também que seja apurado o caso Brasif, a propina de 100 milhões, a venda de nosso patrimônio a preço de banana, o apartamento de Paris, a lista de Furnas, a compra das termelétricas para queimar gás boliviano, e todos os outros crimes cometidos contra o povo durante a sua gestão.

Conheça os produtos da Jurid