Fausto defende flexibilização radical para pequenas empresas

O ministro Francisco Fausto, considerou a situação do desemprego no País ?próximo à calamidade.

Fonte: Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Comentários: (0)




Natal (RN) - O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Francisco Fausto, considerou a situação do desemprego no País próximo à calamidade e defendeu políticas imediatas e eficazes para a geração de novos postos de trabalho. Apesar de ser contrário à redução dos direitos dos trabalhadores, Francisco Fausto disse que a legislação trabalhista pode ser flexibilizada de maneira mais radical para as pequenas e médias empresas a fim de incentivá-las a gerar emprego.

Para o presidente do TST, a taxa de desemprego de 13% no País revela uma situação de gravidade e aponta para uma perspectiva de tensão social de difícil controle. Ele enfatizou que as estatísticas já identificaram 50 milhões de brasileiros em condições miseráveis. É preciso políticas imediatas, eficazes e eficientes destinadas a reduzir o desemprego no país e acredito que isso não pode ser feito senão com grandes investimentos, afirmou Francisco Fausto, em entrevista à rádio CBN.

Francisco Fausto também defendeu iniciativas para reduzir a informalidade, mas alertou que elas não podem ter como enfoque a ?simples redução ou extinção dos direitos dos trabalhadores que são universais, porque isso seria criar uma miserabilidade muito maior. O que causa grande dificuldade para as empresas não são os ônus trabalhistas, mas, sim, a tributação exagerada e os juros altos, que estão sendo reduzido paulatinamente, mas ainda estão em patamar muito elevado, disse.

O presidente do TST acredita que os jovens, na faixa etária de 18 a 24 anos, são os que mais sofrem com a falta de perspectiva. Programas como o Primeiro Emprego, segundo ele, aliviam as tensões sociais, mas não resolvem o problema de maneira eficiente. É preciso uma política muito mais intensa na área social para que juventude encontre o emprego, afirmou.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/fausto-defende-flexibilizacao-radical-para-pequenas-empresas-2004-01-08-1

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid