Excluída multa imposta a advogado por elaboração de parecer consultivo

Parecer meramente consultivo não possui caráter vinculante, não ensejando, portanto, a responsabilização de seu emissor

Fonte: STF

Comentários: (0)




O ministro Fux, do STF, concedeu MS para afastar condenação ao pagamento de multa imposta pelo TCU a advogado, em razão de parecer consultivo por ele elaborado na qualidade de coordenador jurídico da Codesa - Companhia Docas do Espírito Santo.


O advogado foi notificado a apresentar esclarecimentos acerca de irregularidades descritas em denúncia apresentada ao TCU pela Associação Amigos do Porto e emitiu manifestação favorável ao pleito da Navemar Transportes e Comércio Marítimo de concessão de prazo de carência para começar efetuar os pagamentos relativos ao arrendamento do rebocador Belo Horizonte.


No MS, o advogado alega que o parecer não revela conteúdo decisório capaz de gerar consequências para a administração, pois se trata de parecer não vinculante.


Segundo o ministro, a decisão do TCU contrariou orientação consolidada pelo STF no sentido de que o parecer meramente consultivo não possui caráter vinculante, não ensejando, portanto, a responsabilização de seu emissor.


"Ademais, ao consultar o Regimento Interno da Codesa, não se verifica nas competências e atividades da coordenação jurídica a obrigatoriedade da elaboração de pareceres jurídicos, muito menos a sua vinculação aos atos dos gestores."

Palavras-chave: stf parecer consultivo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/excluida-multa-imposta-a-advogado-por-elaboracao-de-parecer-consultivo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid