Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/exame-de-ordem-e-modelo-para-outras-profissoes

3 Comentários

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)03/01/2006 14:08 Responder

Então quer dizer que para melhorar o ensino, o Sr. Dr. Brito quer implantar um exame absurdo para tentativa de aprovar candidatos que não estão preparados??? Creio que a relidade não seja esta, pois se um conselho como este CONFEA, não consegue ter voz ativa em cursos destinados a sua profissão, como pode ele querer fazer um exame para formandos em Engenharia??? Pois ele mesmo diz: "Na opinão de Britto, esse procedimento obrigará às faculdades e universidades a preparar melhor seus alunos para que, no futuro, além de evitar outros prejuízos não tenham que processar por danos morais e materiais as instituições nas quais estudaram." Aí vem o Sr. Dr secretário-geral da OAB dizendo acreditar que um exame como o da OAB qualifica objetivamente o ensino e funciona como uma demonstração estatística da qualidade do ensino. "Quando acontece, como já ocorreu no exame da OAB, de 100% dos alunos serem reprovados numa mesma prova, fica claro que a falha está na instituição, revela." Ou seja, em vez dessas intstituições, conselhos, etc... se reunirem com o MEC e com as instituições de ensino superior, com o objetivo de melhora na qualidade de ensino, fazem provas com intuito de gabarita-los a trabalhar na profissão onde passaram quatro, cinco anos estudando... Absurdo!!! O caso do tal de Sergio Nahas, todo mundo sabe que em toda a profissão há os canalhas mau intencionados!!! Vc´s acham que com uma prova vão eliminar esses caras??? Vamos abrir os olhos... O MAU PROFISSIONAL VAI CONTINUAR NA PROFISSÃO COM PROVA OU SEM PROVA!!! FIQUEM DE OLHO NAS INSTITUIÇÕES DE NESIONO SUPERIOR E NÃO NA PESSOA QUE ESTA LÁ ESTUDANDO, PAGANDO OS OLHOS DA CARA, DISPONDO DE UM TEMPO PRECIOSO, ETC... ESSAS PESSOAS (QUE É A MAIORIA) ESTÃO CURSANDO DE BOA-FÉ UM CURSO SUPERIOR, E NÃO ESTÃO PERDENDO SEU TEMPO, COMO PENSA OS CONSELHOS DE CLASSE!!!

karen barros academica de direito03/01/2006 15:03 Responder

Acho que até os cursos que já possuem um tipo de avaliação, devem ser rigorosos igual a OAB. Por exemplo, se o CRM fosse igual a OAB, não haveria tanta briga pelo aumento dos cursos de medicina. Por que? Porque o CRM libera CARNICEIROS para atuarem no mercado, e eles também sabem que não são tão fortes assim.

Terezinha Schwenck Professora Universitária e Advogada03/01/2006 19:32 Responder

Sr. Brito, Qualidade de ensino, de profissional, de pessoa, não se mede com "exames". Sabemos disso. O problema é estrutural. Dê uma educação de qualidade desde o início da formação do indivíduo e fique livre do compromisso de seleção. Concordo com a opinião do Ricardo e outros, quantos profissionais sem a qualificação adequada estão no mercado? Um exame resolveria? Onde está o MEC, onde estamos nós, cidadãos, que não exigimos os nossos direitos? Precisamos de mais pessoas sérias à frente das instituições e dos governos e dispostos a trabalhar e não a inventar "moda".

Conheça os produtos da Jurid