Erik Navarro em Stanford: ex-juiz federal promove curso sobre Inteligência Artificial, Direito e Democracia ao lado de líderes globais

O evento, realizado pela Escola Nacional da Magistratura, reúne grandes nomes do Judiciário brasileiro e especialistas internacionais para debater o impacto da IA nas leis e o futuro da governança

Fonte: Juliana Horning

Comentários: (0)



Reprodução Freepik

Qual é o impacto da Inteligência Artificial sobre o sistema de justiça? Para discutir essa e outras questões, a Escola Nacional da Magistratura (ENM) promoverá um curso exclusivo em parceria com a Universidade de Stanford, entre os dias 23 e 25 de setembro. 


O ex-juiz federal e Visiting Scholar em Direito pela instituição norte-americana, Erik Navarro, compõe a organização do evento e é um dos destaques da programação ao lado de grandes nomes da área e da política brasileira, como o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado dos EUA. Também estarão presentes renomados acadêmicos internacionais, como Nate Persily, professor da Stanford Law School, e John Hennessy, presidente do conselho da Alphabet Inc., controladora do Google.


Especialista no uso de tecnologias no Direito, Navarro será um dos principais mediadores e debatedores do evento, conduzindo discussões estratégicas sobre o impacto da IA no campo jurídico. “Estamos vivendo uma transformação inédita nas esferas legais e a parceria com Stanford nos oferece a oportunidade de discutir como o Judiciário pode se adaptar a essa nova realidade tecnológica. Nosso objetivo é buscar soluções que conciliem inovação e ética, garantindo que a justiça se mantenha eficiente e acessível”, afirma o ex-juiz.


Com foco na intersecção entre tecnologia, Inteligência Artificial e o papel do Judiciário, o evento é financiado pela Universidade de Stanford, associação de direito privado. A iniciativa surgiu de um grupo de alunos de Stanford - dentre eles, Navarro -, culminando neste encontro entre o Judiciário brasileiro e especialistas internacionais.


Além de palestras e painéis, o curso visa promover uma troca de experiências entre os magistrados brasileiros e os especialistas globais, reforçando a importância da adaptação às novas tecnologias no ambiente jurídico. “Estamos em uma encruzilhada decisiva e a capacidade do Judiciário de evoluir junto com a tecnologia é fundamental para o futuro da governança”, conclui Navarro.


Destaques da programação


  • 23 de setembro: Abertura com o painel “Shaping the Future: Technology and Law with Brazil’s Judiciary Leaders”, mediado por Erik Navarro, em que o ministro Barroso abordará os desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta na modernização de seu sistema jurídico, com foco na regulação de tecnologias emergentes. 
  • 24 de setembro: Inicia com o seminário “Taming Silicon Valley A chat with Gary Marcus and James Landay”, seguido de uma conversa com juízes, que abordarão a regulamentação da IA em todo o mundo e de workshop sobre como eles veem as possibilidades de uso da Inteligência Artificial no judiciário. Este painel contará com a participação de Paulo Gonet, Procurador Geral da República, e John Hennessy, ex-presidente de Stanford. 
  • 25 de setembro: Debate sobre o ativismo judicial no Brasil, explorando o crescente protagonismo da Suprema Corte no cenário político do país. Condoleezza Rice será a principal palestrante, respondendo a perguntas. O ministro Barroso e outros líderes jurídicos estarão à frente do encerramento.


Informações sobre o evento:

Data: 23 a 25 de setembro

Local: Stanford Law School, Califórnia, EUA




Palavras-chave: Inteligência Artificial Direito governança Erik Navarro Stanford Law School

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/erik-navarro-em-stanford-ex-juiz-federal-promove-curso-sobre-inteligencia-artificial-direito-e-democracia-ao-lado-de-lideres-globais

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid