Entram em vigor recomendações do CNMP que tratam da criação da Ouvidoria das Mulheres e do Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha

As normas foram aprovadas por unanimidade pelo Plenário do CNMP durante a 15ª Sessão Ordinária de 2021.

Fonte: Conselho Nacional do Ministério Público

Comentários: (0)




Foram publicadas no Diário Eletrônico do Conselho Nacional do Ministério Público (DECNMP) desta terça-feira, 1º de fevereiro,  a Recomendação nº 88/2022, que dispõe sobre a criação do canal especializado Ouvidoria das Mulheres no âmbito das Ouvidorias-Gerais de todos os ramos e unidades do Ministério Público; e a  Recomendação nº 89/2022, que trata da criação da semana “Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha”.


As normas foram aprovadas por unanimidade pelo Plenário do CNMP durante a 15ª Sessão Ordinária de 2021.


Ouvidoria das Mulheres


A recomendação que dispõe sobre a criação da Ouvidoria das Mulheres foi apresentada pelo conselheiro Oswaldo D’Albuquerque e relatada pela então conselheira Fernanda Marinela. Já a recomendação que trata da criação da semana “Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha” teve proposta relatada pela então conselheira Sandra Krieger e apresentada pelo conselheiro Oswaldo D’Albuquerque.


Segundo Recomendação nº 88/2022, a criação da Ouvidoria das Mulheres no âmbito das Ouvidorias-Gerais dos MPs tem como objetivo principal estabelecer um canal especializado de recebimento, tratamento e encaminhamento às autoridades competentes das denúncias relacionadas à violência contra a mulher.


A norma recomenda que o canal Ouvidoria das Mulheres garanta o acesso à Justiça por meio de um fluxo rápido e eficaz, além da atuação em rede de ouvidorias, com a integração das unidades e ramos do Ministério Público, entre si e com os demais órgãos e instituições envolvidas na prevenção e combate à violência contra a mulher e na promoção da equidade de gênero.


O texto recomenda também: a realização de pesquisa sobre assédio sexual, assédio moral, violência doméstica e violência institucional de gênero com as membras e servidoras dos ramos e unidades do Ministério Público; bem como a capacitação da equipe técnica do canal Ouvidoria das Mulheres para atendimento humanizado, escuta ativa e acolhimento das vítimas.


Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha


Quanto à Recomendação nº 89/2022, o texto aprovado orienta a realização do evento, anualmente, em agosto, mês de aniversário da Lei nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha), em todas as unidades e ramos do Ministério Público brasileiro.


O “Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha” tem como objetivo a avaliação da aplicabilidade e a eficácia da Lei Maria da Penha no âmbito do Ministério Público, dos avanços legislativos e da observância de instrumentos a serem aprimorados e implementados para a colaboração do Ministério Público brasileiro na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.


Veja aqui a íntegra da Recomendação nº 88/2022.


Veja aqui a íntegra da Recomendação nº 89/2022.

Palavras-chave: Vigência Recomendações CNMP Criação Ouvidoria das Mulheres Ciclo de Diálogos Lei Maria da Penha

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/entram-em-vigor-recomendacoes-do-cnmp-que-tratam-da-criacao-da-ouvidoria-das-mulheres-e-do-ciclo-de-dialogos-da-lei-maria-da-penha

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid