Entidades pedem execução judicial de acordo da Vasp

Fonte: Folha Online

Comentários: (0)




O Ministério Público do Trabalho e sindicatos de trabalhadores do setor de aviação pediram às 18h de ontem ao juiz da 14ª Vara do Fórum Trabalhista de São Paulo a execução judicial do acordo firmado com a Vasp há uma semana.

No documento, a companhia reconhece toda a sua dívida com seus funcionários. Como foi homologado pela Justiça, o documento autoriza a venda de bens da empresa e do grupo econômico de Wagner Canhedo para o pagamento de salários atrasados e outros direitos.

As entidades entendem que a Vasp já descumpriu a obrigação que assumiu na Justiça. A aérea tinha até hoje para pagar todos os salários atrasados de funcionários, o que representa, segundo o Ministério Público, cerca de R$ 40 milhões.

Segundo a procuradora do trabalho Viviann Rodriguez Mattos, os funcionários deveriam poder sacar hoje os valores devidos. Como até as 18h de ontem a Vasp não havia feito nenhum depósito em conta judicial ou nas contas particulares dos funcionários, estaria evidente o descumprimento.

A empresa também não entregou ao juiz Homero Batista, titular da 14ª vara, a documentação prometida para garantir o pagamento dos salários. A Vasp se comprometeu a entregar carta de fiança de R$ 40 milhões, que serviria de caução para cobrir os valores caso não ocorresse o pagamento de hoje.

"O descumprimento do acordo foi o golpe mais fulminante nas esperanças dos trabalhadores", afirmou Uébio José da Silva, presidente do Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo. "Agora, com a venda dos bens, a Vasp dificilmente voltará a voar."

Procurada pela reportagem da Folha, a diretoria da Vasp não se manifestou ontem sobre o assunto.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/entidades-pedem-execucao-judicial-de-acordo-da-vasp

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid