Empresas incentivam advogados a fazer pós-graduação

Entre todas as carreiras profissionais “tradicionais”, a de advogado sempre foi a mais localista e menos exposta ao exterior. As diferentes legislações nacionais transformavam o mundo do direito num espaço fechado e sem muita relação externa

Fonte: O Globo

Comentários: (0)




Entre todas as carreiras profissionais “tradicionais”, a de advogado sempre foi a mais localista e menos exposta ao exterior. As diferentes legislações nacionais transformavam o mundo do direito num espaço fechado e sem muita relação externa. 


Ser advogado consistia em terminar a faculdade com as melhores notas possíveis, entrar na firma de advocacia mais prestigiosa da cidade e começar a ganhar casos. Talvez fazer algum mestrado ou doutorado na universidade local para ganhar prestígio ou entrar no mundo acadêmico, já pensando na “aposentadoria”.


Mas a globalização também está chegando ao mundo dos advogados, especialmente para os advogados de empresas. As grandes e médias empresas do mundo, e também do Brasil, começaram a operar nos mercados vizinhos da América Latina. E também dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia. Nos últimos 15 anos, o número de empresas brasileiras que negociam contratos e acordos no exterior está se multiplicando, apesar de que o Brasil segue sendo um dos países do mundo onde as relações econômicas com o exterior pesam menos.


Esta globalização e internacionalização das empresas brasileiras está afetando os departamentos jurídicos, e os profissionais que trabalham neles. Falar inglês e espanhol já se transformou em requisito essencial para quem quer ocupar altos postos no departamento e ter especialização em direito comercial e internacional também.


Muitos advogados voltaram a estudar relações internacionais, comércio e inclusive a fazer MBAs. Nos escritórios, começa a soar uma nova sigla: LLM (Máster in Laws), que é considerado o “MBA dos advogados”.


Os LLMs são populares nos Estados Unidos há muito tempo, especialmente os que são focados em direito comercial internacional. Na Europa, eles existem há alguns anos e, pouco a pouco, estão começando a ficar populares nos países emergentes. Especialmente aqueles que combinam os temas legais com comércio e experiência internacional. 


Quem estiver pensando em fazer um LLM, pode consultar o ranking internacional publicado todos os anos pelo Financial Times (http://rankings.ft.com/lawschools/llm-listing-2013). Ao contrário dos famosos MBAs, só existe este ranking que, na realidade, é uma lista com os LLMs mais prestigiosos do mundo.


São 85, entre eles o da FGV, o único cujas classes são em português. O inglês é o idioma predominante neste tipo de pós-graduação já que 90% das escolas da lista do Financial Times são dos Estados Unidos e do Reino Unido.


Aqueles que já dominam o idioma de Shakespeare e querem aproveitar a pós-graduação para aprender outra língua, podem viajar para a Espanha onde escolas como o IE Business School e outras quatro oferecem cursos em inglês e espanhol, ou para a França e a Bélgica onde o Colégio da Europa oferece o curso em francês. 

Palavras-chave: carreira advocacia direito globalização

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/empresas-incentivam-advogados-a-fazer-pos-graduacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid