Empresas buscam maior controle interno após Lei Anticorrupção

Com a nova legislação, empresas que participarem de propina ou fraude em licitações podem ser multadas em até 20% da receita bruta

Fonte: Última Instância

Comentários: (0)




As empresa reagiram à Lei 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção. De acordo com a ICTS, especializada em consultoria e serviços em gestão de riscos de negócios, assim que a lei foi sancionada, a demanda por serviços relacionados à compliance anticorrupção e prevenção de fraudes corporativas, aumentou mais de 200%. Com a nova legislação, empresas que participarem de propina ou fraude em licitações podem ser multadas em até 20% da receita bruta.


Em debate realizado na última quinta-feira (7), Mauricio Reggio,sócio da ICTS, destacou que as empresas precisam criar mecanismos de controle e prevenção à corrupção. “Estes processos precisam ser claros para o órgão regulador, na forma de programas e ações, pois caso haja alguma denúncia ou investigação, a demonstração de esforço eficaz no combate a corrupção é uma atenuante as sanções passíveis de imposição”, afirmou.


Durante o evento, a Líder da Prática de Compliance da ICTS, Heloísa Macari, listou alguns itens primordiais para uma política de compliance mais efetiva. “Conhecer os riscos que sua empresa está sujeita e quais as áreas mais vulneráveis é um bom começo. Além disso, entender a legislação local e conhecer seus relacionamentos: quem são seus fornecedores e os fornecedores deles?”, afirma. Para quem acha que a implementação de uma política de compliance é algo oneroso, Heloisa finalizou dizendo que “compliance, quando bem utilizado, gera valor”.

Palavras-chave: lei anticorrupção fraude em licitações propina

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/empresas-buscam-maior-controle-interno-apos-lei-anticorrupcao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid