Empregador não pode descontar encargos do cartão de crédito da comissão do vendedor

A Turma rejeitou o recurso interposto uma loja de eletrodomésticos que pretendia ser absolvida do pagamento das diferenças salariais referentes às comissões de seus empregados

Fonte: TRT da 3ª Região

Comentários: (0)




Reversão é o procedimento pelo qual o empregador desconta, da comissão a ser paga ao empregado, o valor cobrado pela financeira sobre a venda que ele realizou com cartão de crédito. Na verdade, agindo assim, o patrão está transferindo o risco de seu empreendimento ao trabalhador, o que é considerado ilegal pela legislação trabalhista. Assim decidiu a 4ª Turma do TRT-MG, no julgamento de recurso interposto por uma rede de lojas de eletrodomésticos, que não se conformou em ter que pagar diferenças de comissão ao empregado.


A empresa não negou o desconto, mas alegou que a prática não pode ser considerada ilícita, já que o fato gerador da comissão a ser recebida pelos vendedores é o valor obtido pela empresa, sem que sejam incluídas as parcelas devidas a terceiros, no caso, financeiras e operadoras de cartões de crédito. No entanto, a juíza convocada Taísa Maria Macena de Lima pensa diferente. Conforme esclareceu a relatora, a reversão não está amparada em lei. Pelo contrário, o artigo 2º da CLT proíbe expressamente a transferência dos riscos do empreendimento para o empregado.


Da forma como a questão vem sendo tratada pela ré, os vendedores acabam suportando junto com a empresa os encargos decorrentes do uso do cartão de crédito pelo cliente. "O procedimento adotado pela reclamada, de descontar os encargos financeiros correspondentes à venda com cartão de crédito para somente então calcular as comissões devidas ao reclamante configura, nos termos do artigo 462 da CLT, desconto indevido, pois a comissão é salário", concluiu a relatora, fazendo referência ao teor do artigo 457 da CLT. Portanto, foi mantida a condenação.

 

Processo nº 0001673-91.2011.5.03.0112 ED

Palavras-chave: Comissão; Absolvição; Natureza salarial; Desconto indevido; Processo trabalhista

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/empregador-nao-pode-descontar-encargos-do-cartao-de-credito-da-comissao-do-vendedor

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid