Eleições na OAB: voto digital facilitou processo de escolha de presidentes de seccionais

Usando a tecnologia a seu favor, OAB realiza as primeiras eleições online da entidade, e contou com o auxílio de um dos criadores da urna eletrônica.

Fonte: Wlyanna Gomes

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Pela primeira vez, a advocacia pôde utilizar da tecnologia para escolher seus representantes de modo virtual. Cinco seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizaram as primeiras eleições online da história da entidade neste mês de novembro. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Maranhão e Distrito Federal utilizaram plataformas online para os votos, e os eleitos foram divulgados no mesmo dia da votação. A entidade de classe contou com a consultoria de Giuseppe Janino, ex-secretário de tecnologia da informação do TSE e um dos responsáveis pela criação da urna eletrônica brasileira.


Tendo como base o sistema eleitoral digital, que evoluiu ao longo de 25 anos de experiência e aprimoramento, Giuseppe trabalhou na verificação de evidências de segurança, integridade e auditabilidade em todas as funcionalidades para a realização dessa primeira eleição online da OAB. Como resultado, vários benefícios e avanços.


“As expectativas depositadas nesse novo modelo de votações da ordem eram grandes. Esse foi o pontapé inicial para a modernização das eleições na classe, possibilitando confiança, agilidade e garantindo que advogados pudessem votar, de forma segura, de onde estivessem”, afirma Janino.


Para Giuseppe, as expectativas foram atingidas. “Foram muitos desafios nesses dias que antecederam as votações, mas conseguimos iniciar um novo caminho inovador para a OAB, com segurança e sigilo de voto, características essenciais para o sucesso de qualquer eleição”, ressalta Giuseppe Janino.


Além disso, Janino também destaca que a digitalização do pleito garante não só a celeridade, integridade e auditabilidade, mas também contribui com o sistema democrático de escolha de representantes e a inclusão de profissionais que porventura não poderiam estar presentes pessoalmente no dia da votação, podendo inclusive votar em qualquer parte do mundo. Nos cinco estados houve a participação de mais de 165 mil advogados, evidenciando índices recordes de comparecimento, acima de 80% .


A aprovação para a votação online em seccionais da OAB foi dada no mês de agosto pelo plenário do Conselho Federal da ordem, por unanimidade. A ideia surgiu de proposta da Comissão Especial de Avaliação das Eleições do Sistema da entidade. Na ocasião, apenas os quatro Estados e o Distrito Federal haviam feito requerimento ao Conselho Federal da OAB solicitando a eleição online.


As eleições nas demais unidades da federação poderão ser online a partir do próximo pleito, em 2024. Com o sucesso dessas eleições, é esperado que as demais seccionais já se preparem para adotar o modelo digital como procedimento transparente para escolha de seus representantes.


Sobre os autores: It Press

Palavras-chave: Eleições OAB Voto Digital Escolha Presidentes Seccionais

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/eleicoes-na-oab-voto-digital-facilitou-processo-de-escolha-de-presidentes-de-seccionais

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid